REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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dc.creatorRamadan, Maria Ivoneti Busnardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753288906871778pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Maria dos Prazeres-
dc.date.accessioned2024-08-21T18:02:17Z-
dc.date.available2024-08-21T18:02:17Z-
dc.date.issued1997-12-01-
dc.identifier.citationRamadan, Maria Ivoneti Busnardo. A crônica de Armando Nogueira: metáforas e imagens míticas. 1997. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42461-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é identificar as metáforas das crônicas de futebol de Armando Nogueira, para verificar se contêm elementos míticos. Para tal, após análises preliminares do corpus, tratamos de explicitar a questão do sujeito e sua subjetividade, isto é, reconhecemos ser ele portador de uma "voz", pela qual dá a conhecer o modo de representar lingüisticamente suas relações com o real. Buscamos, em seguida, identificar as várias modulações dessa voz, registradas na particularização do léxico e na simbologia da metáfora. O próximo passo foi estudar as metáforas do texto, o que nos levou a estabelecer um método de análise. Esse método, que partiu da etimologia do termo metaforizado, permitiu-nos precisar, na evocação dos sentidos primitivos da palavra, os que se teceram nas relações contextuais. Além disso, pudemos demostrar que a construção metafórica resulta das faculdades imaginativo-afetivas do sujeito, por sua vez, decorrentes de duas operações - ver e lembrar - pré-requisitos do imaginar e do sentir. A identificação dos mecanismos acionados pelo sujeito é que nos revelou as imagens cristalizadas na construção metafórica. Isto posto, retomamos os textos e mostramos que os fios semânticos, inscritos na translinearidade dos significantes metafóricos, são desencadeadores das imagens míticas. A partir daí, pudemos detectar os mitos subjacentes na simbologia da metáfora. Como os mitos se constituem por constelações de imagens que se associam e convergem para novos significados, pudemos reorganizar a leitura dos símbolos míticos. Os resultados de nossas análises apontaram que os símbolos reunidos em torno da confirmação da virilidade, da harmonização dos contrários, da ciclicidade reagrupam-se, numa ordem superior, para expressar a busca do ser perfeito, e, em última análise, a promessa do eterno recomeçar. A apreensão de uma realidade mítica, nos textos que compõem nosso corpus, põe em evidência o fato de que a crônica de Armando Nogueira, na simbologia das imagens mítico-metafóricas, recupera a vocação natural do homem para manifestar sua subjetividade. Devolve a ele o direito à poesia e à imaginação, tornando-o o sujeito da esperança, que toma o objeto bola como a metáfora da vidapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleA crônica de Armando Nogueira: metáforas e imagens míticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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