REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorMotta, Sintya de Paula Jorge-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373156418226085pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458418074368433pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T14:01:54Z-
dc.date.available2024-07-12T14:01:54Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationMotta, Sintya de Paula Jorge. Baile da melhor idade no Parque da Água Branca: os modos de estar e de vestir-se. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42207-
dc.description.resumoA dissertação aborda interações entre idosos que frequentam o Baile da Melhor Idade do Parque da Água Branca em São Paulo. O objetivo geral deste estudo é compreender como as alteridades são expressas por meio da dança dos corpos vestidos, dos modos de estar e de interação e como elas organizam a construção do pertencimento ao grupo do qual participam. Objetiva-se ainda examinar como, à luz da sociossemiótica, ocorrem as manifestações da alteridade e mapear os regimes de interação, sentido e risco expressos pelos frequentadores durante o evento. As hipóteses são as de que: i) apesar do controle prescritivo, da aparência e dos modos de agir, o ambiente de música e de dança promove horas de descontração que devolvem lembranças e motivam estados de vida eufóricos aos frequentadores; ii) a sociabilidade descontraída é um tempo marcado por uma ruptura ressignificante do viver desgastante dos frequentadores, que se estende nas atividades rotineiras e programadas e nas estratégias de vida; iii) com seus ritmos variados e marcados por uma presença na cena musical, a música ao vivo conduz as pessoas a muito mais do que estruturar um contrato de adesão, levando-as à entrega e ao envolvimento na ambiência socializante do baile; e iv) o papel de músicos e cantores que animam o baile contribui para a construção do sentido daqueles que participam do evento e o visitam para dançar e confraternizar. A fim de compreender as interações sociais dos idosos no evento, a pesquisa foi realizada pela análise semiótica das situações — em cuja estrutura o contexto e sua apreensão se dão no ato da ocorrência — e, para apoiá-la, foram registrados vídeos, fotos e um diário de bordo durante as visitas ao Baile da Melhor Idade ao longo de 2023 e 2024. Para as análises, o principal aporte teórico-metodológico advém das contribuições da semiótica estrutural e de seus desdobramentos sociossemióticos, assim como os estudos da plasticidade do plano de expressão. Pode-se observar que os frequentadores, que fora do baile são segregados, durante o evento se tornam destinadores de si e constroem sentido na interação com os outros através da dança, da vestimenta e da música. A partir do regime da estratégia, intencionalmente, esses idosos, ao adotarem o hábito de sair de casa para se transporem da realidade circundante, podem viver momentos de pausa que os tornam visíveis. Com a descoberta do encanto do cantar e do dançar junto, as alteridades ressemantizam sua experiência e se tornam livres para criar sentido na velhice. No decorrer da pesquisa, notou-se um movimento promovido pelo capital que pode excluir as alteridades existentes no parque em detrimento do lucro em um espaço públicopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses interactions between elderly people who attend the Baile da Melhor Idade (Senior Citizen Ball) at the Parque da Água Branca in São Paulo. The general aim of this study is to understand how alterities are expressed through the dance of dressed bodies, the ways of being and interacting and how they organize the construction of belonging to the group in which they participate. It also aims to examine how, in the light of social semiotics, the manifestations of alterity occur and also to map the regimes of interaction, meaning and risk expressed by those attending the event. The hypotheses are that: i) despite the prescriptive control, appearance and ways of acting, the music and dance environment promote hours of relaxation that bring back memories and motivate euphoric states of life for the regular attendees; ii) relaxed sociability is a time marked by a resignifying rupture in the stressful lives of the regular attendees, which extends into the daily and programmed activities and life strategies; iii) with its varied rhythms and marked by a presence on the music scene, live music leads people to do much more than structure a contract of adhesion, leading them to surrender and become involved in the socializing ambience of the dance; and iv) the role of the musicians and singers who cheer up the ball contributes to the construction of meaning for those who take part in the event and visit it in order to dance and socialize. In order to understand the social interactions of the elderly at the event, the research was carried out through the semiotic analysis of the situations — in which the structure of the context and its apprehension takes place in the act of occurrence — and, in order to support it, videos, photos and a logbook were recorded during visits to the Baile da Melhor Idade throughout 2023 and 2024. For the analysis, the main theoretical-methodological contribution comes from the contributions of structural semiotics and its social semiotics developments, as well as studies of the plasticity of the plane of expression. It can be seen that the regular attendees, who are segregated outside the dance, during the event become senders of themselves and make meaning in the interaction with others, by dance, dress and music. Through the regime of strategy, these elderly individuals intentionally adopt the habit of leaving their homes in order to remove themselves from the surrounding reality, and they are able to experience moments of pause that make them visible. By discovering the charm of singing and dancing together, there is a resemantization of their experience by the alterities and they become free to create meaning in old age. In the course of the research, we noticed a movement promoted by capital to exclude existing alterities from the park to detriment of profit in a public spaceen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaile da Melhor Idadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectRessignificação da velhicept_BR
dc.subjectRegimes de interação, sentido e riscopt_BR
dc.subjectSociossemióticapt_BR
dc.subjectSenior Citizen Ballen_US
dc.subjectDiversityen_US
dc.subjectResignification of old ageen_US
dc.subjectRegimes of interaction, meaning and risken_US
dc.subjectsocial semioticsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleBaile da melhor idade no Parque da Água Branca: os modos de estar e de vestir-sept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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