REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorSilva, Adriano Laurentino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0798508253589061pt_BR
dc.contributor.advisor1Avelino, Yvone Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274413688512181pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T13:49:23Z-
dc.date.available2024-05-21T13:49:23Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationSilva, Adriano Laurentino. As representações do cotidiano carioca nas pinturas de Rodolpho Amoedo (1890-1920). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41456-
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar as representações contidas nas pinturas produzidas pela Academia Imperial de Bellas-Artes e pela Escola Nacional de Belas Artes na passagem do século XIX para o século XX, em especial entre anos de 1880 a 1920, por meio das pinturas do artista Rodolpho Amoedo, que viria a atuar em ambas as instituições como professor no curso de pintura histórica, primeiro como suplente e depois como efetivo, alcançando ainda o cargo de vice-diretor da Escola Nacional de Belas Artes entre os anos de 1893-1905. Suas pinturas estão para a Academia Imperial de Bellas-Artes como aquelas que viriam a transformar e remodelar o pensamento e o estilo acadêmico daqueles anos. Como aluno pensionista na Europa, pôde em Paris entrar em contato com o que de mais moderno havia na pintura, estudou na “École des Beaux-Arts” (Escola de Belas Artes) e nos ateliês de Alexandre de Cabanel e Puvis de Chavannes ambos ligados as escolas neoclássica e impressionista de pintura. Ao assumir a cadeira de professor na Escola Nacional de Belas Artes, pôde junto de Rodolfo Bernardelli iniciar o processo de transformação do currículo acadêmico e da atuação da instituição, frente as demandas artísticas impostas com o advento da modernidade no início do século XX. Por meio de seu conhecimento técnico adquirido com os anos de estudos na Europa, auxiliou na reformulação do ensino acadêmico e do currículo da Escola Nacional. Foi um crítico contundente dos movimentos conservadores, e apesar de carregar consigo os ensinamentos e a tradição dos grandes mestres, não poupou críticas aos ideais envelhecidos e disseminados pela Academia na sociedade carioca desde o período Imperial, como aqueles vinculados ao indianismo e ao naturalismo, sendo a partir do século XX, considerado o primeiro pintor brasileiro vinculado ao realismo na arte e o seu principal representantept_BR
dc.description.abstractThis dissertation seeks to analyze the representations contained in the paintings produced by the Academia Imperial de Bellas-Artes and the Escola Nacional de Belas Artes at the turn of the 19th century to the 20th century, especially between the years 1880 to 1920, through the artist's paintings Rodolpho Amoedo, who would go on to work at both institutions as a professor in the historical painting course, first as a substitute and then as a permanent member, also reaching the position of vice-director of the National School of Fine Arts between the years 1893-1905. His paintings are listed at the Academia Imperial de Bellas-Artes as those that would transform and reshape the thinking and academic style of those years. As a boarding student in Europe, he was able to meet the most modern in painting in Paris, he studied at the “École des Beaux-Arts” (School of Fine Arts) and at the studios of Alexandre de Cabanel and Puvis de Chavannes, both linked the neoclassical and impressionist schools of painting. Upon assuming the professorship at the National School of Fine Arts, he was able, together with Rodolfo Bernardelli, to begin the process of transforming the academic curriculum and the institution's activities, in light of the artistic demands imposed with the advent of modernity at the beginning of the 20th century. Through his technical knowledge acquired from years of studies in Europe, he helped to reformulate academic teaching and the curriculum at the National School. He was a scathing critic of conservative movements, and despite carrying with him the teachings and tradition of the great masters, he spared no criticism of the aging ideals disseminated by the Academy in Rio society since the Imperial period, such as those linked to Indianism and naturalism, being from the 20th century onwards, considered the first Brazilian painter linked to realism in art and its main representativeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectAcademismopt_BR
dc.subjectAcademia Imperial de Bellas-Artespt_BR
dc.subjectRodolpho Amoedopt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectArten_US
dc.subjectPaintingen_US
dc.subjectAcademicismen_US
dc.subjectAcademia Imperial de Bellas Artesen_US
dc.subjectRodolpho Amoedoen_US
dc.subjectRealismen_US
dc.subjectModernismen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs representações do cotidiano carioca nas pinturas de Rodolpho Amoedo (1890-1920)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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