REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMan, Luana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3691811688758360pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949476670405833pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T16:05:04Z-
dc.date.available2024-03-22T16:05:04Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationMan, Luana. Corpo e infância pelo olhar de educadoras do ensino infantil: uma perspectiva fenomenológica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41158-
dc.description.resumoEsse estudo pretende, a partir da abordagem fenomenológica, e mais especificamente com as contribuições de Merleau-Ponty, aprofundar a discussão sobre a corporeidade na escola. O texto é fruto de uma pesquisa que nasce da interseção da psicologia com a educação e preocupa-se em refletir sobre o corpo especificamente na educação infantil com educadoras de um Centro de Educação Infantil, na Brasilândia (São Paulo - SP). No contexto contemporâneo - na prática e teoricamente - observa-se uma sistemática desvinculação entre as pessoas e seus próprios corpos, muitas vezes percebendo-os como uma "vestimenta" para as "faculdades mentais". Isso suscita questionamentos sobre como a corporeidade é abordada no contexto da educação, especialmente a infantil, ressaltando a importância de uma outra compreensão de ser humano, desde a primeira infância. Partindo desse contexto e considerando a volta às escolas após a pandemia da COVID-19 e das contribuições da concepção de corpo proposta por Merleau-Ponty (1945/2018; 1964/2014; 1988/1990) que desafia as percepções convencionais e abre espaço para uma outra visão de pessoa e de mundo, realizou-se no CEI um encontro que pudesse ampliar o horizonte de conhecimento sobre o tema, refletindo a partir do cotidiano das educadoras, sobre o lugar do corpo na escola. Da troca surgiram assuntos que permeiam o dia a dia da instituição que foram analisados e discutidos nessa dissertação, à luz da fenomenologia, como: o desfralde, a agressividade, o uso de telas, as condições e adaptações do ambiente, entre outros. Conclui-se que as profissionais de algum modo vivenciam experiências na escola atravessadas pela corporeidade, mas essa temática não é um ponto de atenção e cuidado. Ao colocar isso em discussão, ampliando o horizonte sobre o tema, a partir de uma abordagem que oferece uma perspectiva integrada do ser humano, pode-se impactar na maneira como educadores concebem a corporeidade e as experiências das crianças na escola, possibilitando uma experiência escolar mais autêntica para as pessoas (educadoras e educandos) e para sua relação com o mundo e com os outrospt_BR
dc.description.abstractThis study aims to deepen the discourse surrounding corporeality in the school environment through a phenomenological approach, particularly drawing on MerleauPonty's contributions.The text emerges from research at the intersection of psychology and education, focusing on a reflective exploration of the body within early childhood education, involving educators from a Child Education Center in Brasilândia (São Paulo - SP). In the contemporary context, both practically and theoretically, there is a systematic disconnection observed between individuals and their bodies, often viewing them merely as a "garment" for the "mental faculties". This raises questions about how corporeality is addressed in educational settings, particularly in early childhood, emphasizing the significance of an alternative understanding of human beings from the earliest stages of life. Against this backdrop and considering the return to schools after the COVID-19 pandemic, along with insights from Merleau-Ponty's conception of the body (1945/2018; 1964/2014; 1988/1990), challenging conventional perceptions and providing room for an alternative view of the self and the world, a meeting was held at the Child Education Center. This gathering aimed to broaden knowledge horizons on the subject, reflecting on the everyday experiences of educators regarding the role of the body in school. Various topics emerged from this exchange, integral to the institution's daily life, which were analyzed and discussed in this dissertation through a phenomenological point of view. These topics included toilet training, aggression, screen usage, environmental conditions, and adaptations, among others. The conclusion suggests that professionals, in some way, undergo experiences in the school environment influenced by corporeality. However, this theme is not a focal point of attention and care. By introducing this topic into discussion and expanding the knowledge horizon through an integrated perspective of the human being, this approach may impact how educators conceive corporeality and children's experiences in school. It has the potential to offer a more authentic school experience for individuals (educators and learners alike) and their relationship with the world and othersen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectMerleau-Pontypt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPhenomenologyen_US
dc.subjectMerleau-Pontyen_US
dc.subjectCorporealityen_US
dc.subjectEarly Childhood Educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleCorpo e infância pelo olhar de educadoras do ensino infantil: uma perspectiva fenomenológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana Man.pdf769,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.