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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Henrique Souza da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2058591715083682 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feldmann, Marina Graziela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5107177703842569 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T16:04:54Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T16:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Henrique Souza da. Formação docente e Projeto de Vida: memórias e narrativas para uma pedagogia do encontro. 2024. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41146 | - |
dc.description.resumo | Ser educador de jovens do Ensino Médio exige competências pedagógicas relacionadas às diversas ciências favorecendo uma formação integral da pessoa, tendo em vista, a complexa e diversificada realidade atual. Diante isso, esta pesquisa analisou o complexo processo de implementação do Novo Ensino Médio que tem o Projeto de Vida como eixo estruturante do currículo. A partir desse itinerário e atento as narrativas das experiências docentes vivenciadas no contexto das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Tempo Integral no Estado de São Paulo surge uma questão: como poderíamos ressignificar a formação docente em perspectiva do eixo estruturante do currículo Projeto de Vida? Para responder a essa pergunta complexa, cabe indagar o paradigma de mudança no processo pedagógico na formação dos docentes que exercem sua profissionalidade no Ensino Médio. Desta forma, o objetivo principal dessa pesquisa, é constituir um viés epistemológico do conhecimento de si, da reflexão da subjetividade em relação concreta com a realidade, elaborando nas experiências dos professores uma integração pedagógica de formação, profissionalidade e projeto de vida como uma pedagogia do encontro. Para isso, estabelecemos três objetivos específicos: o primeiro versa sobre estudar o paradigma cultural da formação inicial e permanente dos professores. Numa segunda análise, refletir sobre a integração da formação docente e projeto de vida e todas suas implicações para o exercício da profissionalidade docente e no terceiro ponto propôs, ressignificar a formação docente através das narrativas dos professores e gestores das escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, correlacionando currículo, projeto de vida e profissionalidade docente como uma pedagogia do encontro. Neste sentido, a metodologia proposta para a elaboração dessa pesquisa está fundamentada nas concepções teóricas da pesquisa qualitativa. Esse percurso metodológico em sua primeira fase, realizou um levantamento exploratório bibliográfico do paradigma cultural da formação docente tendo como eixo integrador o conceito projeto de vida. Numa etapa seguinte, analisou de forma crítica os documentos sobre a implementação do Novo Ensino Médio e o Programa de Ensino Médio de Tempo Integral da rede Estadual de São Paulo, os projetos político-pedagógicos e os currículos desenhados das escolas pesquisadas. Na terceira fase foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas entrevistas narrativas para melhor compreensão da articulação de formação inicial e permanente e suas interações com o currículo e projeto de vida com os professores. A hipótese da pesquisa versa sobre o projeto de vida como uma pedagogia do encontro que tem como pressupostos estabelecer entre as áreas de conhecimentos e projeto de vida um percurso pedagógico que contribua na formação docente, na transformação do saber socializado, potencializado e harmonizado num processo de humanização de indivíduos que são preparados para a vida | pt_BR |
dc.description.abstract | Being a high school educator demands pedagogical competencies across various sciences, favoring a comprehensive formation of the individual, considering the complex and diverse current reality. In light of this, this research analyzed the intricate process of implementing the New High School (Brazil), which has Life Projects as the structuring axis of the curriculum. From this itinerary and attentive to the narratives of teaching experiences within the context of Full-Time State High Schools in the State of Sao Paulo, a question emerges: how could we redefine teacher education considering the structuring axis of the Life Projects curriculum? To address this complex question, it is pertinent to question the paradigm of change in the pedagogical process regarding the training of teachers working in high school. Therefore, the main objective of this research is to establish an epistemological bias of self-knowledge, reflection on subjectivity in concrete relation to reality, fostering within teachers' experiences a pedagogical integration of training, professionalism, and life project as a pedagogy of encounter. To achieve this, three specific objectives were established: the first focused on a study of the cultural paradigm of initial and ongoing teacher education. In a second analysis, it reflected on the integration of teacher education and life projects and all its implications for the exercise of teaching professionalism. The third point proposed redefining teacher education through the narratives of teachers and school administrators from Full-Time High Schools, correlating curriculum, life projects, and teaching professionalism as a pedagogy of encounter. In this sense, the proposed methodology for conducting this research is grounded in the theoretical conceptions of qualitative research. In its initial phase, this methodological journey carried out an exploratory bibliographic survey of the cultural paradigm of teacher education, integrating the concept of life projects. In a subsequent stage, it critically analyzed the documents related to the implementation of the New High School and the Full-Time High School Program of the State of Sao Paulo, the pedagogical political projects, and the designed curricula of the researched schools. In the third phase, semi-structured questionnaires were administered, and narrative interviews were conducted to better understand the articulation between initial and ongoing training and their interactions with the curriculum and life projects among the teachers. The research hypothesis revolves around life projects as a pedagogy of encounter, which presupposes establishing a pedagogical path between knowledge areas and life projects that contribute to teacher education, transforming socialized knowledge into a process of humanizing individuals who are prepared for life | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Narrativas docentes | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do encontro | pt_BR |
dc.subject | Life Projects | en_US |
dc.subject | High School | en_US |
dc.subject | Teacher education | en_US |
dc.subject | Teacher narratives | en_US |
dc.subject | Pedagogy of encounter | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.title | Formação docente e Projeto de Vida: memórias e narrativas para uma pedagogia do encontro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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