REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Monalisa Michele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5812821832306199pt_BR
dc.contributor.advisor1Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661575162863313pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T12:24:05Z-
dc.date.available2025-05-05-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationCosta, Monalisa Michele. Revisão sistemática das estratégias de ensino de matemática com base na análise do comportamento: uma análise de artigos científicos de 2012 a 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41073-
dc.description.resumoO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em 2020, demostrou que teve um aumento de estudantes com idades entre 4 e 17 anos da área de educação especial. Embora haja esse aumento na proporção de alunos com deficiência matriculados em turmas regulares, o ensino de habilidades matemáticas, no sistema educacional brasileiro apresenta comprometimentos. Dessa forma, o trabalho desse estudo foi identificar estudos analíticos comportamentais que investigassem os procedimentos e efeitos do ensino de habilidades matemáticas para pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento, deficiência intelectual e deficiências na comunicação ou visual. Foi utilizado uma revisão bibliográficanas bases de dados: Psycinfo, Scopus, Google Acadêmico e SciELO, entre 2012 e 2022, na qual foram localizados 1937 artigos, dos quais apenas nove foram selecionados para análise mais aprofundada. A maioria dos estudos estava relacionada ao público surdo e TEA, sugerindo uma necessidade de ampliar a pesquisa em outras áreas do neurodesenvolvimento e deficiência e A maioria dos estudos foi realizada em ambientes escolares, demonstrando um avanço na inclusão de pessoas com deficiência em escolas regularespt_BR
dc.description.abstractO National Institute for Educational Studies and Research (INEP) in 2020 demonstrated an increase in the number of students aged 4 to 17 in the field of special education. Although there is an increase in the proportion of students with disabilities enrolled in regular classes, the teaching of math skills in the Brazilian educational system is compromised. Thus, the aim of this study was to identify behavioral analytic studies investigating the procedures and effects of teaching math skills to individuals with neurodevelopmental delays, intellectual disabilities, and communication or visual impairments. A literature review was conducted in the databases Psycinfo, Scopus, Google Scholar, and SciELO from 2012 to 2022, in which 1937 articles were located, of which only nine were selected for further analysis. The majority of studies were related to the deaf and autistic populations, suggesting a need to expand research to other areas of neurodevelopmental and disability. Most studies were conducted in school settings, demonstrating progress in the inclusion of people with disabilities in regular schoolsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectMTSpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBehavior analysisen_US
dc.subjectMathematicsen_US
dc.subjectStimulus equivalenceen_US
dc.subjectMTSen_US
dc.subjectTeachingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleRevisão sistemática das estratégias de ensino de matemática com base na análise do comportamento: uma análise de artigos científicos de 2012 a 2022pt_BR
dc.title.alternativeSystematic review of mathematics teaching strategies based on behavior analysis: an analysis of scientific articles fromen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monalisa Michele Costa.pdf220,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.