REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHiguchi, Patricia Caroline Fiorante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0779910019477508pt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Laurizete Ferragut-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1852839499967790pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T20:58:59Z-
dc.date.available2024-01-27T20:58:59Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.citationHiguchi, Patricia Caroline Fiorante. O coordenador pedagógico iniciante e a prática de registro dos professores. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40839-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como intenção discutir a formação do coordenador pedagógico iniciante e sua relação com a prática de registros dos professores. Desta forma, reconhecer os registros como mecanismos de aprendizagem é fundamental, pois por meio dele práticas pedagógicas são reveladas garantindo a prática reflexiva do fazer na unidade educacional. O objetivo principal da pesquisa é identificar se os coordenadores pedagógicos iniciantes utilizam seus registros para fomentar a prática pedagógica pessoal e como objetivos específicos: identificar se e como os coordenadores pedagógicos iniciantes elaboram seus registros; identificar as dificuldades dos coordenadores pedagógicos iniciantes em relação às possibilidades de aprendizagens em contexto sobre a devolutiva dos registros e; construir apontamentos que contribuam para a formação e prática do coordenador pedagógico iniciante em relação ao trabalho com os registros junto aos professores. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como procedimento metodológico a entrevista narrativa junto a cinco coordenadoras pedagógicas iniciantes atuantes na Educação Infantil na Diretoria Regional do Butantã, da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica se apoiou nos conceitos de formação de professores, formação do coordenador pedagógico, registro pedagógico e inserção profissional, utilizando como referência: Imbernón (2011), Marcelo Garcia (1999), André (2016), Tardif (2004), Weffort (2011), Warschauer (1993), Pinazza e Fochi (2018), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Rinaldi (2012), Huberman (1995), Almeida (2015) e Placco e Souza (2018 e 2019). A análise de dados foi realizada à luz da teoria interpretativa-compreensiva de Ricoeur (1996) e da ideia de particularidade e sujeito de Ferrarotti (1988). A entrevista narrativa possibilitou dar voz e vez para pessoas que muitas vezes são invisibilizadas, além de assegurar uma aproximação com os participantes da pesquisa, pois ela trouxe singularidade às experiências narradas, as quais revelaram as dificuldades e aprendizagens nesse período tão desafiador que é o início de exercício na nova função. Através da análise de dados coletados, verificou-se que a formação como professor auxilia no fazer como coordenador pedagógico, mas só ela não garante eficácia da ação, sendo preciso uma formação qualitativa que leve em consideração as particularidades de cada um, assim como o contexto social e econômico das pessoas envolvidaspt_BR
dc.description.abstractThis research intends to discuss the formation of the pedagogical coordinator who is beginning their career and its relation with the practice of teachers' records. In this way, recognizing the records as learning mechanisms is essential, because through them pedagogical practices are revealed, enabling the reflective practice of their actions in the school. The main objective of this research is to identify whether pedagogical coordinators at the beginning of their career use their records to encourage personal pedagogical practice. The specific objectives are to identify if and how pedagogical coordinators at the beginning of their career prepare their records; to identify the difficulties of these pedagogical coordinators in relation to the possibilities of learning in context about the feedback on the records and; build notes that contribute to the formation and practice of the pedagogical coordinator at the beginning of their career in relation to working with the records with the teachers. The qualitative research bases the methodological procedure on the narrative interview with five pedagogical coordinators at the beginning of their career, who work in Early Childhood Education in the Regional Board of Butantã, Municipal Secretary of Education of the city of São Paulo. The theoretical framework was based on the concepts of teacher education, education of the pedagogical coordinator, pedagogical record and professional insertion, using as reference: Imbernón (2011), Marcelo Garcia (1999), André (2016), Tardif (2004), Weffort (2011), Warschauer (1993), Pinazza and Fochi (2018), Dahlberg, Moss and Pence (2003), Rinaldi (2012), Huberman (1995), Almeida (2015) and Placco and Souza (2018; 2019). Data analysis was carried out in light of Ricoeur's (1996) interpretive-comprehensive theory and Ferrarotti's idea of particularity and subject (1988). The narrative interview made it possible to give voice and opportunity to people who are often made invisible, in addition to ensuring an approximation with the research participants, since it brought uniqueness to the narrated experiences, which revealed the difficulties and learning in this challenging period that is the beginning of a career assuming a new role. Through the analysis of collected data, it was possible to verity that teacher education helps the work as a pedagogical coordinator, but it alone does not guarantee the effectiveness of their actions, requiring a qualitative education that takes into account the particularities of each professional, as well as the social and economic contexts of the people involveden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectRegistropt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectFormação do coordenador pedagógico iniciantept_BR
dc.subjectNarrativeen_US
dc.subjectPedagogical recorden_US
dc.subjectTeacher educationen_US
dc.subjectEducation of the pedagogical coordinatoren_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico iniciante e a prática de registro dos professorespt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the pedagogical coordinator who is beginning their career and its relation with the practice of teachers' recordsen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Caroline Fiorante Higuchi.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.