REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPavani, Luana Casemiro
dc.contributor.advisor1Pereira, Lauro Ávila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312426923575089pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T14:13:54Z-
dc.date.available2023-12-13T14:13:54Z-
dc.date.issued2023-11-29
dc.identifier.citationPavani, Luana Casemiro. O papel da cinematografia estrangeira na intensificação do anticomunismo no Brasil: uma análise das narrativas fílmicas e conflitos políticos durante da guerra fria (1947-1960). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40534-
dc.description.resumoAo fim dos anos 40, reportagens jornalísticas noticiando o apedrejamento e vandalismo em cinemas brasileiros se tornaram cada vez mais frequentes. Cortina de Ferro (Dir.: William A. Wellman, 1948) e Traidor (Dir.: Victor Saville, 1949) são apenas alguns dos filmes que causaram polêmica por deixarem explicita a propalação do anticomunismo norte-americano nos países estrangeiros, incluindo o Brasil. O medo da expansão do sistema comunista após o fim da Segunda Guerra Mundial, garantiu a permanência de intensas manifestações políticas na cultura estadunidense que, por sua vez, utilizava o cinema como principal meio de difusão ideológica. Com o auxilio de inúmeros acordos culturais estabelecidos entre os países, a exportação de longas-metragens americanos "foi fruto de certo entusiasmo com a avaliação de que os filmes eram a melhor forma de aproximar os dois países” (Valim, 2017, p. 267), além de moldar a opinião pública e influenciar a sociopolítica brasileira de maneira abrangentept_BR
dc.description.abstractAt the end of the 1940s, newspaper reports of stoning and vandalism in Brazilian cinemas became increasingly frequent. Iron Curtain (Dir.: William A. Wellman, 1948) and Traitor (Dir.: Victor Saville, 1949) are just some of the films that caused controversy by making explicit the propagation of US anti-communism in foreign countries, including Brazil. The fear of the expansion of the communist system after the end of the Second World War ensured that intense political manifestations remained in American culture, which in turn used cinema as its main means of spreading ideology. With the help of numerous cultural agreements established between the countries, the export of American feature films "was the result of a certain enthusiasm with the assessment that films were the best way to bring the two countries closer together" (Valim, 2017, p. 267), as well as shaping public opinion and influencing Brazilian socio-politics in a comprehensive wayen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectDutrapt_BR
dc.subjectAnticomunismopt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectCinemaen_US
dc.subjectCold Waren_US
dc.subjectFilmsen_US
dc.subjectDutraen_US
dc.subjectAnti-communismen_US
dc.subjectUnited Statesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO papel da cinematografia estrangeira na intensificação do anticomunismo no Brasil: uma análise das narrativas fílmicas e conflitos políticos durante da guerra fria (1947-1960)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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