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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pavani, Luana Casemiro | |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Lauro Ávila | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4312426923575089 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T14:13:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T14:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.identifier.citation | Pavani, Luana Casemiro. O papel da cinematografia estrangeira na intensificação do anticomunismo no Brasil: uma análise das narrativas fílmicas e conflitos políticos durante da guerra fria (1947-1960). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40534 | - |
dc.description.resumo | Ao fim dos anos 40, reportagens jornalísticas noticiando o apedrejamento e vandalismo em cinemas brasileiros se tornaram cada vez mais frequentes. Cortina de Ferro (Dir.: William A. Wellman, 1948) e Traidor (Dir.: Victor Saville, 1949) são apenas alguns dos filmes que causaram polêmica por deixarem explicita a propalação do anticomunismo norte-americano nos países estrangeiros, incluindo o Brasil. O medo da expansão do sistema comunista após o fim da Segunda Guerra Mundial, garantiu a permanência de intensas manifestações políticas na cultura estadunidense que, por sua vez, utilizava o cinema como principal meio de difusão ideológica. Com o auxilio de inúmeros acordos culturais estabelecidos entre os países, a exportação de longas-metragens americanos "foi fruto de certo entusiasmo com a avaliação de que os filmes eram a melhor forma de aproximar os dois países” (Valim, 2017, p. 267), além de moldar a opinião pública e influenciar a sociopolítica brasileira de maneira abrangente | pt_BR |
dc.description.abstract | At the end of the 1940s, newspaper reports of stoning and vandalism in Brazilian cinemas became increasingly frequent. Iron Curtain (Dir.: William A. Wellman, 1948) and Traitor (Dir.: Victor Saville, 1949) are just some of the films that caused controversy by making explicit the propagation of US anti-communism in foreign countries, including Brazil. The fear of the expansion of the communist system after the end of the Second World War ensured that intense political manifestations remained in American culture, which in turn used cinema as its main means of spreading ideology. With the help of numerous cultural agreements established between the countries, the export of American feature films "was the result of a certain enthusiasm with the assessment that films were the best way to bring the two countries closer together" (Valim, 2017, p. 267), as well as shaping public opinion and influencing Brazilian socio-politics in a comprehensive way | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em História | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.subject | Dutra | pt_BR |
dc.subject | Anticomunismo | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Cinema | en_US |
dc.subject | Cold War | en_US |
dc.subject | Films | en_US |
dc.subject | Dutra | en_US |
dc.subject | Anti-communism | en_US |
dc.subject | United States | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | O papel da cinematografia estrangeira na intensificação do anticomunismo no Brasil: uma análise das narrativas fílmicas e conflitos políticos durante da guerra fria (1947-1960) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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