REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEnglert, Rafaela Vasques
dc.contributor.advisor1Droguett, Juan Guillermo
dc.date.accessioned2023-11-09T19:43:07Z-
dc.date.available2023-11-09T19:43:07Z-
dc.date.issued2023-07-16
dc.identifier.citationEnglert, Rafaela Vasques. Mediação simbólica da ficção na compreensão dos efeitos refratários do real. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39802-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo principal abordar a mediação simbólica da ficção para compreender os efeitos refratários do Real na perspectiva da Semiótica-psicanalítica. Formula o problema do Real desintegrar tanto o registro imaginário quanto o simbólico, sendo estes últimos os mais familiares à cultura audiovisual a partir dos quais se iniciou este estudo. Cabe portanto a reformulação da pergunta inicial da pesquisa que era: em que momento o poder mediador do imaginário e simbólico colapsa diante do Real? Efetivamente, por uma questão de ordem pessoal, o questionamento inicial permanece latente até o fim para responder à hipótese do Real exceder o imaginário e o simbólico fazendo-se presente ao sujeito na foraclusão, quando algo rejeitado pelo simbólico retorna ao imaginário em forma de alucinação. A justificativa reside na performance de um trabalho científico cujo alcance clínico o faz digno de ser considerado. Os procedimentos metodológicos se iniciam com a análise do filme A Chegada de Denis Villeneuve (2016) e das indagações a respeito do imaginário cinematográfico na obra O cinema ou o homem imaginário de Edgar Morin (2014), da linguagem simbólica do cinema tanto do dispositivo narrativo quanto da mise-en-scène. Dos referenciais teóricos o já citado Morin, serviu de base para compreender o imaginário e o simbólico, e os efeitos do Real nas figurações dos três registros na sua fenomenologia. Sendo assim, a estrutura ficou configurada num primeiro capítulo que aborda o imaginário antropológico a partir de Freud e Lacan, um segundo que trata da ordem do simbólico desde a linguagem cinematográfica e, um capítulo final no qual se faz o relato da experiência pessoal procurando estabelecer as ligações com os fractais do Realpt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this monograph is to approach the symbolic mediation of fiction in order to understand the refractory effects of the Real from the perspective of Psychoanalytic-semiotics. It formulates the problem of the Real disintegrating both the imaginary and the symbolic registers, the last two being the most familiar to audiovisual culture from which this study began. It is therefore worth reformulating the initial question of the research, which was: at what point does the mediating power of the imaginary and symbolic collapse in the face of the Real? In fact, due to the occurrence of a personal event, the initial questioning remains latent until the end to answer the hypothesis of the Real exceeding the imaginary and the symbolic making itself present to the subject in foreclosure, when something rejected by the symbolic returns to the imaginary in the form of hallucination. The justification lies in the performance of a scientific work whose clinical scope makes it worthy of consideration. The methodological procedures begin with the analysis of the film Arrival by Denis Villeneuve (2016) and the inquiries about the cinematographic imaginary in the work The Cinema, or The Imaginary Man by Edgar Morin (2014), the symbolic language of cinema, both of the narrative device and of the mise-en-scène. Regarding theoretical references, the aforementioned Morin served as a basis for understanding the imaginary and the symbolic, and the effects of the Real in the figurations of the three registers in their phenomenology. Thus, the structure was configured in a first chapter that addresses the anthropological imaginary from Freud and Lacan, a second that deals with the order of the symbolic from the cinematographic language and a final chapter in which a personal experience is reported seeking to establish connections with the fractals of the Realen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica-psicanalíticapt_BR
dc.subjectFreud e Lacanpt_BR
dc.subjectRISpt_BR
dc.subjectMediação ficcionalpt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectPsychoanalytic-semioticsen_US
dc.subjectFreud and Lacanen_US
dc.subjectRISen_US
dc.subjectFiccional mediationen_US
dc.subjectFractalsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleMediação simbólica da ficção na compreensão dos efeitos refratários do realpt_BR
dc.title.alternativeThe symbolic mediation of fiction in understanding the refractory effects of the realen_US
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Vasques Englert - Monografia.pdf378,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.