REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Breno Ampáro Alvares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9468708243111479pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Maria Izilda Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818957885297532pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T14:39:42Z-
dc.date.available2023-10-18T14:39:42Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationFreire, Breno Ampáro Alvares. Dissonâncias em busca da harmonia melódica: experiências históricas, desafios, lutas e associativismo da classe musical (SP, 1913-1949). 2023. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39668-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo problematizar, analisar e questionar as condições de trabalho e organização dos músicos de orquestra em São Paulo no período de 1913 a 1949, rastreando como a categoria criou, dinamizou e fez-se a partir de estratégias de luta. Dessa forma, visa reconstituir e escrutinar o cotidiano musical desses trabalhadores, bem como observar redes, ramais e circuitos associativos pelos quais esses artistas se articularam. O recorte toma como balizas temporais o ano de 1913, ano da fundação do Centro Musical de São Paulo e quando se tem notícia de uma “greve” convocada pela categoria, e o ano de 1949, quando foi promulgada a lei nº. 3.829, decretando a criação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A base documental é composta de notícias da imprensa, petições e pareceres oficiais, estatutos e notas de programa. Focalizando a primeira metade do século XX, a investigação procura problematizar as contradições verificadas no cotidiano musical da cidade. Formas de ver, ouvir e experienciar a arte passaram por radicais metamorfoses no período, impulsionadas pelo advento do cinema, do rádio e da incipiente indústria fonográfica. Somava-se aos desafios tecnológicos também a ausência de um circuito de trabalho voltado para a música de concerto – caracterizado por temporadas sazonais, o trabalho em orquestras sinfônicas era dividido entre os palcos de teatros, salões e cafés-concerto, fossos e pequenas salas de exibição de filmes. A remuneração era incerta, vivendo da prestação de serviços musicais. As experiências de associação surgidas foram a maneira de unir, proteger e organizar uma categoria que lutava por melhores condições de vida. O caráter mutualista das entidades musicais se misturava com um aceno reivindicatório, que seria percebido mais incisivamente a partir dos anos 1930, com a ascensão de Getulio Vargas ao poder e o estabelecimento de uma agenda federal centralizadora no que diz respeito à proteção, controle e vigilância da classe trabalhadora. A partir de então, o surgimento de sindicatos de músicos inseriu-se num contexto de adesão estratégica às deliberações federais, bem como disputas internas pelo reconhecimento e autonomia na organização dos trabalhadores da música de concertopt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to problematize, analyze, and question the working conditions and organization of orchestra musicians in São Paulo from 1913 to 1949, tracking how the category created, dynamized and made itself based on struggle strategies. Furthermore, it aims to reconstitute and scrutinize the musical daily life of these workers, as well as to note networks, branches and associative circuits through which those artists managed to articulate themselves. The cut takes as time frames in 1913, the year of the foundation of Centro Musical de São Paulo and when there is news of a “strike” called by the category, and in 1949, when Law No. 3.829 was enacted, decreeing the creation of Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. The documentary base is made up of news from the press, petitions and official opinions, statutes and program notes. Focusing on the first half of the 20th century, the investigation seeks to problematize the contradictions verified in the musical daily life of the city. Ways of seeing, hearing, and experiencing art underwent radical metamorphoses in the period, driven by the advent of cinema, radio and the incipient music industry. In addition to the technological challenges, there was also the absence of a work circuit focused on concert music – characterized by seasonal seasons, work in symphony orchestras was divided between the theaters’ stages, concert halls and cafes, pits and small movie theaters. The remuneration was uncertain, living on the provision of musical services. The association experiences that emerged were the way to unite, protect and organize a category that fought for better living conditions. The mutualist character of the musical entities was mixed with a claiming wave, which would be perceived more incisively from the 1930s onwards, with the rise of Getulio Vargas to the government and the establishment of a centralizing federal agenda with regard to the protection, control and surveillance of the working class. From then on, the emergence of musicians’ unions was inserted in a context of strategic adherence to federal deliberations, as well as internal disputes for recognition and autonomy in the organization of concert music workersen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro Musical de São Paulopt_BR
dc.subjectOrquestrapt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectPrática associativapt_BR
dc.subjectMúsicos de orquestrapt_BR
dc.subjectCentro Musical de São Pauloen_US
dc.subjectOrchestraen_US
dc.subjectWork conditionsen_US
dc.subjectAssociative practiceen_US
dc.subjectOrchestra musiciansen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleDissonâncias em busca da harmonia melódica: experiências históricas, desafios, lutas e associativismo da classe musical (SP, 1913-1949)pt_BR
dc.title.alternativeDissonances in search of melodic harmony: historical experiences, challenges, struggles and associations of the musical class (SP, 1913-1949)en_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno Amparo Alvares Freire.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.