REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbertassi, Diandra Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9904930278692136pt_BR
dc.contributor.advisor1Gioia, Paula Suzana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020508534795298pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T13:22:25Z-
dc.date.available2023-10-05T13:22:25Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.identifier.citationAlbertassi, Diandra Vasconcelos. Efeitos da orientação familiar sobre o estresse parental: uma revisão de pesquisas aplicadas. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39465-
dc.description.resumoA importância da orientação de pais tem sido demonstrada através de diversos estudos cujos resultados apontam melhorias nos indivíduos com TEA que são sujeitos dessa orientação. São importantes também pesquisas que, além de demonstrarem preocupação com os indivíduos com TEA, possam avaliar e intervir na saúde dos familiares que recebem a orientação parental, diminuindo o estresse parental. O presente estudo foi uma revisão de literatura de pesquisas aplicadas com o objetivo de avaliar os efeitos de orientações parentais sobre o estresse de pais de indivíduos com TEA. Foram selecionados 16 estudos aplicados. Foram encontrados ao todo 19 instrumentos que mediam estresse, depressão, ansiedade, autoeficácia e qualidade de vida familiar nos 16 estudos. Como resultado, em 12 estudos o estresse parental diminuiu após a orientação parental, em dois estudos diminuiu em parte da medida utilizada e em outros dois estudos manteve-se o nível. Foi possível visualizar que a maioria dos estudos focaram em comportamentos disruptivos e a maioria dos responsáveis pelo ensino eram as mães. Além disso, a maioria dos indivíduos com TEA eram crianças e a maioria das orientações se concentraram no formato presencial e no meio individual e em grupo, de forma mesclada. A maioria das estratégias utilizadas foram recursos relacionados a explicações orais sobre conceitos e princípios comportamentais e muitos mesclaram com role-play e dramatizações. A grande maioria dos estudos utilizou a medida antes e depois, ainda que nenhum deles tenham utilizado a medida para seleção de objetivos na orientação parental. A medida mais utilizada nos estudos foi a Pareting Stress Index e os resultados demonstraram poucos estudos que apresentaram dados relacionados a manutenção dos comportamentos e nenhum que apresentasse dados relacionado a generalizaçãopt_BR
dc.description.abstractThe importance of parental guidance has been demonstrated through several studies whose results point to improvements in individuals with ASD who are subject to this guidance. Research is also important that, in addition to demonstrating concern for individuals with ASD, can assess and intervene in the health of family members who receive parental guidance, reducing parental stress. The present study was a literature review of applied research with the aim of evaluating the effects of parental guidance on the stress of parents of individuals with ASD. Sixteen applied studies were selected. A total of 19 instruments were found that measured stress, depression, anxiety, self-efficacy and quality of family life in the 16 studies. As a result, in 12 studies parental stress decreased after parental guidance, in two studies it decreased in part of the measure used and in two other studies the level was maintained. It was possible to visualize that most studies focused on disruptive behaviors and most of those responsible for teaching were mothers. In addition, most individuals with ASD were children and most of the guidelines focused on the face-to-face format and on the individual and group environment, in a mixed way. Most of the strategies used were resources related to oral explanations about behavioral concepts and principles and many mixed with role-play and dramatizations. The vast majority of studies used the measure before and after, although none of them used the measure to select goals in parental guidance. The most used measure in the studies was the Pareting Stress Index and the results showed few studies that presented data related to the maintenance of behaviors and none that presented data related to generalizationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectEstresse parentalpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectOrientação parentalpt_BR
dc.subjectTEAen_US
dc.subjectParent guidanceen_US
dc.subjectBehavior analysisen_US
dc.subjectParental stressen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleEfeitos da orientação familiar sobre o estresse parental: uma revisão de pesquisas aplicadaspt_BR
dc.title.alternativeEffects of parental guidance on parenting stress: a review of applied researchen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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