REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorLeite, Elisabete Fialkovitz da Costa-
dc.contributor.advisor1Scarpato, Marta Thiago-
dc.date.accessioned2023-09-12T14:14:53Z-
dc.date.available2023-09-12T14:14:53Z-
dc.date.issued2010-06-29-
dc.identifier.citationLeite, Elisabete Fialkovitz da Costa. O ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médio. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39118-
dc.description.resumoPor meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica o presente trabalho teve como objetivo apresentar alguns estudos que têm sido pesquisados a respeito da transição do aluno do ensino médio para o ensino superior, tendo como destaque os fatores que interferem no processo de adaptação ao contexto universitário e que, consequentemente, influenciam a permanência e a evasão dos alunos neste nível de ensino. Buscando compreender a conjuntura da transição nos dias atuais foi analisada a questão da expansão do ensino superior, que tem possibilitado o acesso de um alunado cada vez mais heterogêneo, cujas capacidades, habilidades e anseios são praticamente desconhecidos pela universidade. Ainda sobre o problema da transição destacamos as diferenças no contexto de aprendizagem entre o ensino médio, com uma ampla rede de apoio ao estudante e o ensino superior, cuja estrutura pressupõe competências intelectuais, acadêmicas e pessoais nem sempre desenvolvidas no aluno. Por fim, são apresentadas as principais correntes de interpretação dos fatores que interferem no processo de adaptação acadêmica que abrangem as teorias desenvolvimentais, ligadas ao desenvolvimento do indivíduo e as fases do crescimento individual e as teorias ambientais ou sociológicas, que analisam como o meio atua sobre o indivíduo em seu processo de ajustamento à universidade. Os estudos analisados por esta pesquisa fornecem um conhecimento básico sobre a problemática da transição entre os dois níveis de ensino e sugerem possíveis intervenções às instituições universitárias, para a reversão deste quadro tão preocupante da evasão escolar no ensino superior, principalmente no período de adaptação do alunopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Magistério do Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAdaptação universitáriapt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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