REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMourão, Elaine Cristina
dc.contributor.advisor1Pavone, Sandra
dc.date.accessioned2023-09-12T14:14:52Z-
dc.date.available2023-09-12T14:14:52Z-
dc.date.issued2010-08-09
dc.identifier.citationMourão, Elaine Cristina. Por que meu aluno não aprende?: contribuições da psicanálise para uma abordagem do fracasso escolar. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39116-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva oferecer uma contribuição ao mal estar que aparece no cotidiano escolar, seja no desânimo dos professores seja na apatia dos alunos, diante do fracasso escolar. Assim, apresenta um panorama sobre a problemática do fracasso escolar evidenciando que nas diversas áreas do conhecimento não há consenso sobre a definição e a descrição dessa questão o que está atrelado à proliferação de discursos sobre a aprendizagem e a não-aprendizagem. Discursos que se disseminaram a partir de mudanças históricas e de paradigmas sociais, que ocorreram na transição da Idade Média para a Moderna. As contribuições psicanalíticas buscam desvencilhar-se dos efeitos de engessamento produzidos pelos discursos psico-pedagógicos atuais que procuram encontrar métodos préelaborados para diagnosticar e tratar a relação do aluno com a aprendizagem o que encobre a constituição do desejo de aprender, da singularidade do sujeito do desejo através da primazia de processos conscientes e cognitivospt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to offer a contribution to the malaise that appears daily in schools, is the dismay of teachers is the apathy of students, their failure in school. Therefore, it presents an overview on the problem of school failure showing that the various areas of knowledge there is no consensus on the definition and description of this issue which is related to the proliferation of discourses on learning and not learning. Speeches that have spread from historical changes and social paradigms, which occurred in the transition from medieval to modern times. The psychoanalytic contributions seek to extricate themselves from the effects of crystallization produced by psycho-pedagogical discourse today that seek to find ready-made methods to diagnose and treat the relationship of students with learning which covers the establishment of a desire to learn, the uniqueness of subject of desire through the primacy of cognitive and conscious processesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesejo de saberpt_BR
dc.subjectSchool failureen_US
dc.subjectPsychoanalysisen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectDesire to knowen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePor que meu aluno não aprende?: contribuições da psicanálise para uma abordagem do fracasso escolarpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE CRISTINA MOURÃO.pdf
  Restricted Access
209,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.