Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39116Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mourão, Elaine Cristina | |
| dc.contributor.advisor1 | Pavone, Sandra | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-12T14:14:52Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-12T14:14:52Z | - |
| dc.date.issued | 2010-08-09 | |
| dc.identifier.citation | Mourão, Elaine Cristina. Por que meu aluno não aprende?: contribuições da psicanálise para uma abordagem do fracasso escolar. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39116 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva oferecer uma contribuição ao mal estar que aparece no cotidiano escolar, seja no desânimo dos professores seja na apatia dos alunos, diante do fracasso escolar. Assim, apresenta um panorama sobre a problemática do fracasso escolar evidenciando que nas diversas áreas do conhecimento não há consenso sobre a definição e a descrição dessa questão o que está atrelado à proliferação de discursos sobre a aprendizagem e a não-aprendizagem. Discursos que se disseminaram a partir de mudanças históricas e de paradigmas sociais, que ocorreram na transição da Idade Média para a Moderna. As contribuições psicanalíticas buscam desvencilhar-se dos efeitos de engessamento produzidos pelos discursos psico-pedagógicos atuais que procuram encontrar métodos préelaborados para diagnosticar e tratar a relação do aluno com a aprendizagem o que encobre a constituição do desejo de aprender, da singularidade do sujeito do desejo através da primazia de processos conscientes e cognitivos | pt_BR |
| dc.description.abstract | This paper aims to offer a contribution to the malaise that appears daily in schools, is the dismay of teachers is the apathy of students, their failure in school. Therefore, it presents an overview on the problem of school failure showing that the various areas of knowledge there is no consensus on the definition and description of this issue which is related to the proliferation of discourses on learning and not learning. Speeches that have spread from historical changes and social paradigms, which occurred in the transition from medieval to modern times. The psychoanalytic contributions seek to extricate themselves from the effects of crystallization produced by psycho-pedagogical discourse today that seek to find ready-made methods to diagnose and treat the relationship of students with learning which covers the establishment of a desire to learn, the uniqueness of subject of desire through the primacy of cognitive and conscious processes | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Psicanálise e Linguagem: uma outra psicopatologia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
| dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Desejo de saber | pt_BR |
| dc.subject | School failure | en_US |
| dc.subject | Psychoanalysis | en_US |
| dc.subject | Education | en_US |
| dc.subject | Desire to know | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | Por que meu aluno não aprende?: contribuições da psicanálise para uma abordagem do fracasso escolar | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ELAINE CRISTINA MOURÃO.pdf Restricted Access | 209,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
