REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fábio Luiz Barreto da
dc.contributor.advisor1Rossini, Renata
dc.date.accessioned2023-08-31T13:59:10Z-
dc.date.available2023-08-31T13:59:10Z-
dc.date.issued2013-11-25
dc.identifier.citationSilva, Fábio Luiz Barreto da. Equação do segundo grau: um estudo das organizações praxeológicas em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental II. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38160-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de investigar como são apresentadas as equações do segundo grau em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental II. Sabemos que este tema tem sido trabalhado em instituição de ensino em todo o Território Nacional, contemplado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, editado em 1998 e também na Proposta Curricular para o ensino da Matemática, editado em 1997. Por essa importância, e por percebermos a necessidade desse tema na construção de conhecimento do aluno, pudemos desenvolver esta pesquisa com base nas análises de livros didáticos apoiado em pesquisas feitas em Educação Matemática. O nosso referencial teórico baseia-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard, da França, a partir da década de 1990. As pesquisas de Lins e Gimenez (1997) sobre aprendizagem significativa da álgebra também contribuíram para a elaboração de nosso trabalho. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, por se tratar de uma análise de livros didáticos. Ela também assumirá um caráter documental. Assim, esse trabalho responde a seguinte pergunta: é possível resolver equações do segundo grau de diversas formas? Pudemos perceber, ao final das análises dos livros didáticos, a falta de tarefas que realmente ajudem o aluno em seu processo de aprendizagem e também a falta de técnicas diversas na resolução das tarefaspt_BR
dc.description.abstractThis research has the objective to investigate how they are presented to the equations of the second degree in textbooks of year 9 of elementary school II. We know that this issue has been worked in teaching institution in the entire National Territory, contemplated in the National Curricular Parameters of Mathematics, published in 1998 and also in the Curriculum Proposal for the teaching of Mathematics, edited in 1997. By this importance, and by perceiving the need of this theme in the construction of the student's knowledge, we develop this research based on analyzes of textbooks rests on research done in Mathematics Education. Our theoretical framework is based on Anthropological Theory of Didactic, developed by Yves Chevallard, of France, from the 1990s. The researches of Lins and Gimenez (1997) about meaningful learning of algebra also contributed to the drafting of our work. Our research has qualitative nature , because it is a review of textbooks. It also assumes a documentary character. Thus, this work responds to the following question: is it possible to solve equations of the second degree of various forms? We can realize, at the end of the analyzes of textbooks, lack of tasks that really help the student in their learning process and also the lack of various techniques in solving the tasksen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicospt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEquações do segundo graupt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticospt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectEquations of the Second degreeen_US
dc.subjectAnalysis of textbooksen_US
dc.subjectAnthropological theory of didacticen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEquação do segundo grau: um estudo das organizações praxeológicas em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Luiz Barreto da Silva.pdf
  Restricted Access
2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.