Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Verginia Aparecida de | - |
dc.contributor.advisor1 | Margato, Adelaide Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T13:17:59Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T13:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-12 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Verginia Aparecida de. O uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa consiste em analisar a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como possível recurso didático-pedagógico no estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira (LE). Trata-se de um gênero discursivo que faz parte do cotidiano dos alunos que apreciam a sua leitura. É importante a realização desta pesquisa para compreender como este material pode ser utilizado em sala de aula para promover atividades de leitura e criar nos alunos o hábito de ler visto que é comprovado o baixo índice de leitura, nos dias de hoje. Para embasar teoricamente esta análise, a presente pesquisa utiliza, entre outras teorias, o documento PCN-LE (Brasil 1998) e autores como Vergueiro (2008), Paiva (2003), Eisner (1999) e Margato (2002), que destacam não só a importância do uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, bem como o estímulo à habilidade de leitura que é fundamental para o aprimoramento no engajamento discursivo do aluno. Os resultados obtidos indicaram que o trabalho com Histórias em Quadrinhos como estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira é um fator positivo, e sua utilização em sala de aula é viável tendo em vista que os alunos apreciam sua leitura e também pelo fato de que este material pode ser encontrado nas bancas de revistas e jornais em LE. Por fim, pretende-se que esta pesquisa sirva como um norteador a todos que a leram, principalmente a colegas de trabalho, professores e alunos de graduação, auxiliando-os a lidar com o material em questão, contribuindo assim como uma fonte de pesquisa para ampliação de seus conhecimentos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Habilidade de leitura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | O uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERGINIA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf Restricted Access | 394,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.