REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Verginia Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Margato, Adelaide Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-29T13:17:59Z-
dc.date.available2023-08-29T13:17:59Z-
dc.date.issued2014-05-12-
dc.identifier.citationOliveira, Verginia Aparecida de. O uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018-
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em analisar a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como possível recurso didático-pedagógico no estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira (LE). Trata-se de um gênero discursivo que faz parte do cotidiano dos alunos que apreciam a sua leitura. É importante a realização desta pesquisa para compreender como este material pode ser utilizado em sala de aula para promover atividades de leitura e criar nos alunos o hábito de ler visto que é comprovado o baixo índice de leitura, nos dias de hoje. Para embasar teoricamente esta análise, a presente pesquisa utiliza, entre outras teorias, o documento PCN-LE (Brasil 1998) e autores como Vergueiro (2008), Paiva (2003), Eisner (1999) e Margato (2002), que destacam não só a importância do uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, bem como o estímulo à habilidade de leitura que é fundamental para o aprimoramento no engajamento discursivo do aluno. Os resultados obtidos indicaram que o trabalho com Histórias em Quadrinhos como estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira é um fator positivo, e sua utilização em sala de aula é viável tendo em vista que os alunos apreciam sua leitura e também pelo fato de que este material pode ser encontrado nas bancas de revistas e jornais em LE. Por fim, pretende-se que esta pesquisa sirva como um norteador a todos que a leram, principalmente a colegas de trabalho, professores e alunos de graduação, auxiliando-os a lidar com o material em questão, contribuindo assim como uma fonte de pesquisa para ampliação de seus conhecimentospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectHabilidade de leiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERGINIA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
394,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.