REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Leonardo José
dc.contributor.advisor1Shimoura, Alzira da Silva
dc.date.accessioned2023-08-17T13:31:45Z-
dc.date.available2023-08-17T13:31:45Z-
dc.date.issued2016-02-15
dc.identifier.citationSantiago, Leonardo José. O ensino de língua inglesa para Educação de Jovens e Adultos (EJA): foco na ação reflexiva do professor. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37206-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar a condução do ensino de língua inglesa para uma sala de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na ação do professor, conforme a proposta do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na Escola Pública”, COGEAEPUCSP. O capítulo da fundamentação teórica foi compilado, quase em sua totalidade, do material apresentado ao longo do curso de “Práticas Reflexivas” e estruturou-se deste modo: Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) (Liberali,2009; Leffa, 2012); Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Ribeiro 1999); Formação Crítica de Educadores (Schön, 1987; Liberali, 2008; Perrenoud, 2002; Moita Lopes, 2003; Alarcão 1998); Plano de aula (Vasconcellos 2006; Hutchinson and Waters, 1987); Avaliação (Álvarez Méndez, 2002; Kleiman, 2007; Duboc,2007). Considerou-se a Pesquisa-ção como metodologia de pesquisa, com cunho interpretativista. Para tanto, confronta-se as ações do professor com os módulos vistos no curso de “Práticas Reflexivas”, para esta sessão encontrou-se respaldo em: Rizzini (1999); Liberali (2011); Apolinário (2012). A construção e o resultado desta pesquisa permitiram apontar os caminhos para uma reflexão crítica sobre a ação do professor, com isso mudanças significativas podem ocorrer em relação ao processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to determine the conduct of English language teaching for students room of the Youth and Adult Education (EJA), focusing on the teacher's action, according to the proposal of Specialization in "Reflective Practice and Teaching and Learning English Language at Public School ", COGEAE-PUCSP. The chapter of the was built, almost entirely, the material presented throughout the course of "Practice Reflective" and was structured this way: Foreign Language Teaching and learning (LE) (Liberali, 2009; Leffa, 2012) ; Youth and Adult Education (EJA) (Ribeiro 1999); Training Teachers of Critical (Schön, 1987; Liberali, 2008; Perrenoud, 2002; Moita Lopes, 2003; Alarcão 1998); Lesson plan (Vasconcellos 2006; Hutchinson and Waters, 1987); Rating (Álvarez Méndez, 2002; Kleiman, 2007; Duboc, 2007). We consider the searching as a research methodology, with interpretive nature. For this, confronted the teacher's actions with visas modules in the course of "Reflective Practice" for this session met in support: Rizzini (1999); Liberali (2011); Apolinário (2012). The construction and the result of this research allowed pointing the way for a critical reflection on the teacher’s action with that significant changes could occur in relation to the learning processen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos EJApt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira (LE)pt_BR
dc.subjectReflexão críticapt_BR
dc.subjectYouth and adult education (EJA)en_US
dc.subjectForeign language (LE)en_US
dc.subjectCritical reflectionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa para Educação de Jovens e Adultos (EJA): foco na ação reflexiva do professorpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO JOSÉ SANTIAGO.pdf
  Restricted Access
3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.