Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37061Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Miranda, Régis Danilo | |
| dc.contributor.advisor1 | Mathias, Maria Otilia José Montessanti | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-15T13:45:18Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-15T13:45:18Z | - |
| dc.date.issued | 2019-03-26 | |
| dc.identifier.citation | Miranda, Régis Danilo. Ensino de Língua Portuguesa e Metodologias Ativas: os Gêneros Científicos no Ensino Médio. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37061 | - |
| dc.description.resumo | Essa pesquisa tem por objetivo um estudo da aplicação da metodologia ativa – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) - no desenvolvimento de um projeto/ proposta interdisciplinar com vistas à iniciação científica de alunos do ensino médio pelo ensino dos gêneros resumo, resenha, fichamento, seminário e artigo científico. Trata-se do relato de uma experiência didática voltada à preparação/capacitação de alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino de uma região do interior do estado de São Paulo. Os resultados conquistados ao longo dos anos de 2017 e 2018 levaram aos alunos as condições de produzirem textos de ordem científica e a ampliarem o pensamento crítico acerca de variadas situações-problema de composição social e cultural. Desta forma, os materiais teóricos produzidos pelos docentes que ilustraram o caminho das metodologias ativas, em especial, a ABP, e os relatos de experiência vivenciados no contexto escolar evidenciam a necessidade e a importância da inserção do aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com este trabalho que a partir da implantação das metodologias ativas, o professor busca ressignificar sua função na sala de aula, compreendendo a respeito do papel de protagonismo do aluno e construindo bases sólidas para a construção do conhecimento científico e crítico, tão essenciais para a universidade e a vida | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research objective a study of the application of the active methodology - Project Based Learning (ABP) - in the development of an interdisciplinary project / proposal for the scientific initiation of high school students by the teaching of the genres summary, review, annotations, seminar and scientific article. That is the report of a didactic experience aimed at the preparation / qualification of high school students of a private school, countryside of São Paulo state. The results achieved over the years 2017 and 2018 led students to produce scientific texts and to expand critical thinking about various problem situations of social and cultural composition. In this way, the theoretical materials produced by the teachers that illustrated the path of the active methodologies, especially the PBL, and the reports of experience lived in the school context show the necessity and importance of the student's insertion as a subject of the teaching and learning process. It concluded with the work that, based on the implementation of active methodologies, the teacher seeks to re-signify his / her role in the classroom, understanding the student's leading role and building solid bases for the construction of critical scientific and critical knowledge for university and life | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Língua Portuguesa | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
| dc.subject | Produção de texto científico | pt_BR |
| dc.subject | Scientific initiation | en_US |
| dc.subject | Project-Based Learning | en_US |
| dc.subject | Active methodologies | en_US |
| dc.subject | Scientific text production | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| dc.title | Ensino de Língua Portuguesa e Metodologias Ativas: os Gêneros Científicos no Ensino Médio | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RÉGIS DANILO MIRANDA.pdf Restricted Access | 981,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
