REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Beatriz Castro
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Thereza de Alencar
dc.date.accessioned2023-07-26T13:59:58Z-
dc.date.available2023-07-26T13:59:58Z-
dc.date.issued2023-06-12
dc.identifier.citationSilva, Beatriz Castro. "A arte imita a vida, ou talvez seja o contrário": a adolescência contemporânea e os livros juvenis de Alice Oseman. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36362-
dc.description.resumoA adolescência – fenômeno que envolve aspectos biológicos, psicológicos, sociais, históricos e culturais –, é entendida e significada de diversas formas pela sociedade; entrando em contato com tais representações, os adolescentes acabam por internalizá-las, reproduzindo-as e reapropriando-se delas. Um dos meios em que elas circulam é literatura juvenil, que pode tanto auxiliar os adolescentes leitores em suas tarefas desenvolvimentais, quanto propagar padrões “ser adolescente”. Considerando isso, este trabalho teve como objetivo geral identificar, descrever e analisar a relação entre a literatura juvenil contemporânea e a adolescência enquanto um fenômeno histórico, social e cultural. Para isso, foram analisadas três obras de Alice Oseman – autora contemporânea de grande sucesso –, sendo elas: Um ano solitário (2014), Rádio Silêncio (2016) e Sem amor (2021). Os trechos destacados durante as leituras foram, posteriormente, separados em unidades de análise, sendo elas: os adolescentes e a adolescência “normal”, a relação com a internet e as redes sociais; a relação com os ambientes educacionais; a saúde mental; as relações familiares; as primeiras experiências amorosas e sexuais; as amizades; a descoberta da sexualidade; e a relação com a arte e a subjetividade. Analisando tais temáticas, percebeu-se as obras analisadas apresentam importantes representações da adolescência contemporânea, explicitando o cotidiano processo de desenvolvimento e formação da personalidade de protagonistas que se distanciam do que é esperado de si para se aproximar do que querem para si. Representando adolescências que fogem do padrão (encontrado por elas em seu cotidiano), as obras podem auxiliar seus leitores adolescentes nos processos e mudanças enfrentados na adolescênciapt_BR
dc.description.abstractAdolescence – as a biological, psychological, social, historical and cultural phenomenon –, has multiple understandings throughout society. Once the teenagers engage with those aspects, they internalize, reproduce and appropriate them in their life. One of the ways this exchange happens is literature, is specific the young adult genre. Those texts can either propagate a “standard” of the teenage experience, or help it’s readers in this developmental challenging moment. This study aims to identify, describe and analise the relationship between young adult literature and the contemporary concept os adolescence, as a multifaceted phenomenon. To do so, three Alice Oseman’s books – Solitaire (2014), Radio Silence (2016) and Loveless (2021) – were read, analysed and later had snippets selected and separated in 8 thematic groups: teenaged and the “normal” experience; their relation with the Internet; their relationship with educational environments; mental health; familial relationships; the beginning of the romantic and sexual experiences; and the relationship wih art and subjectivity. Analyzing these themes, it was noticed that Oseman’s books presents important representations of contemporary adolescence, explaining the daily process of development and formation of the personality of protagonists who distance themselves from what was expected of them to get closer to what they want for themselves. Representing teenagers who do not fit in the standarts, Oseman’s books can help teenage readers in the processes and changes faced in adolescenceen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectDevelopmental psychologyen_US
dc.subjectAdolescenceen_US
dc.subjectVygotskyen_US
dc.subjectYoung-adult literatureen_US
dc.subjectrepresentationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.title"A arte imita a vida, ou talvez seja o contrário": a adolescência contemporânea e os livros juvenis de Alice Osemanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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