REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpeakes, Kristina Michelle Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1111812090677985pt_BR
dc.contributor.advisor1Munakata, Kazumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282293059093523pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:29Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:29Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationSpeakes, Kristina Michelle Silva. Educação com ênfase internacional: uma investigação sobre a relação entre globalização, educação e classe social. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36260-
dc.description.resumoA presente tese de doutoramento apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com dirigentes de escolas particulares na cidade de São Paulo. Ele partiu de uma perspectiva da Educação e das Ciências Sociais e propôs um debate acerca da conscientização sobre a globalização e seus temas correlacionados a partir da ótica das escolas da rede privada de ensino que oferecem uma educação com ênfase internacional. A pesquisa explorou a literatura sobre os aspectos da globalização e neoliberalismo que permitiu focar em assuntos que relacionam esses temas e sua interação com a educação. A pesquisa admitiu a hipótese de que o crescimento da educação com ênfase internacional abrange mais do que um simples desejo de criar a próxima geração fluente em duas línguas, incorporou também uma crença de que ser bilíngue vai diferenciar os alunos dos demais no futuro. Além disso, a pesquisa postulou que os dirigentes das escolas que servem a alta classe média incorporam o pensamento neoliberal e o mesmo afeta suas decisões na direção de uma escola particular. Os dados encontrados nas entrevistas demonstram evidência de estilo de vida e fração de classe, mas os diretores mostraram pouca atenção à função de distinção. O trabalho buscou seu referencial teórico em estudos bibliográficos sobre a esfera da educação das elites, especificamente na relação sociedade-escola, os aspectos variados da globalização e educação, em particular os que estão relacionados à mobilidade, à linguagem e aos efeitos da globalização na população e o pensamento neoliberal. Essa fundamentação serviu para sustentar a análise de entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas que atendem a alta classe média. Os trabalhos de Burbules e Torres (2004), Dale (2004) e Harvey (2005) influenciou a compreensão da globalização sob perspectivas variadas; Harvey (2014), Afonso (2003), Chaui (2014) e Brown (2015, 2019) sustentam a discussão de neoliberalismo, os pesquisas de Almeida (2002 ), Cattani (2010 ), e Nogueira (1998, 2002, 2010, 2015, 2021) alimentaram a discussão das classes abastadas e a educação dos seus filhos; e os trabalhos de Bourdieu (2004, 2006, 2011, 2017) sustentam a discussão de distinção, espaço social, fração de classe, estilo de vida, capital social e culturapt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis presents the results of research about education and social class conducted with educational leaders from private schools in the city of São Paulo. The work starts from the perspectives of education and the social sciences and proposes a debate on the consciousness-raising about globalization and related themes as they apply to the viewpoints of private schools that offer an internationally focused education. The research explored the literature relating to diverse aspects of globalization and neoliberalism. This made it possible to focus on topics about the relationship between education and these themes. The research started from the hypothesis that the growth of internationally focused education deals with more than just a simple desire to raise the next generation to be fluent in two languages. It also incorporates a belief that in the future being bilingual will differentiate those students from the others, giving them a point of distinction from other social classes. In addition, the research postulates that directors of schools that serve the upper middle class espouse neoliberal thinking and that this affects their leadership of their private schools. The data encountered during the interviews demonstrate evidence about lifestyle and class fractions, but the directors showed little attention to possibilities for distinction. The work sought its theoretical references in the bibliographical review of research into elite education, specifically those related to the society-school relationship, the varied aspects of globalization and education, in particular questions related to mobility, language, and the effects of globalization on the population, and also neoliberal thought. This foundation served to sustain an analysis of the semistructured interviews with three school administrators whose schools serve the upper middle class. The work of Burbules and Torres (2004), Dale (2004), and Harvey (2005) influenced understandings of globalization from various perspectives; Harvey (2014), Afonso (2003), Chaui (2014), and Brown (2015, 2019) sustained a the discussion of neoliberal thought; the research of Almeida (2002), Cattani (2019), and Nogueira (1998, 2002, 2010, 2015, 2021) fed the discussion of privileged classes and the education of their children; and the work of Bourdieu (2004, 2006, 2011, 2017) sustained the discusen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação das elitespt_BR
dc.subjectGlobalização e educaçãopt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectRede privada de ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectElite educationen_US
dc.subjectGlobalization and educationen_US
dc.subjectLifestyleen_US
dc.subjectPrivate educationen_US
dc.subjectEnglish languageen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação com ênfase internacional: uma investigação sobre a relação entre globalização, educação e classe socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kristina Michelle Silva Speakes..pdf601,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.