REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Juliana Carolina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082923919037936pt_BR
dc.contributor.advisor1Zanotto, Mara Sophia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028449177738399pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:23Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:23Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationFaria, Juliana Carolina. O Pensar Alto em Grupo aliado com Anne with an E: visando à formação de leitores literários na adolescência. 2023. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36256-
dc.description.resumoEsta pesquisa de paradigma qualitativo interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; MOITA LOPES, 1994), situada na área de Linguística Aplicada, tem como objetivos: 1. conectar a mensagem veiculada pela série Anne with an E e as vozes dos jovens a fim de investigar se as relações entre a série e leitura que eles fazem são eficazes para a realização de uma leitura profunda; e 2. investigar se a leitura dialógica realizada entre/com os alunos por meio de poemas e cenas da série contribui para estimular a formação de leitores literários na adolescência. Esses objetivos foram cunhados a partir dos questionamentos iniciais: 1. de que maneira a mediação da tecnologia digital no espaço escolar pode (ou não) favorecer a leitura profunda?; e 2. em que medida o Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 1995, 2014, 2016) como uma prática dialógica de letramento pode instigar mudanças na visão dos alunos sobre a leitura e si mesmos como leitores?. O Pensar Alto em Grupo (PAG) torna possível dar voz aos leitores e, consequentemente, trabalhar a leitura de uma forma colaborativa e profunda, sendo este trabalho o primeiro a aplicá-lo com um recurso televisivo. A pesquisa conta com a participação de alunos inseridos em um contexto de finalização do Ensino Fundamental II – nono ano – de uma escola particular do interior de São Paulo. Em relação à série canadense Anne with an E (Netflix 2017-2020), ela foi utilizada como uma forma de envolver os alunos em um contexto de reflexão acerca do hábito de leitura representado nos episódios e nas poesias que ela apresenta, estimulando também a prática de leitura de um meio midiático. Afinal, embora a série televisiva tenha como objetivo inicial o entretenimento, ela extrapola o campo da ficção e aborda temas extremamente relevantes à formação da criança-adolescente. Dessa forma, faz-se uso de uma perspectiva teórico-metodológica que embasa a midiatização dentro de sala de aula, o conceito dos multiletramentos e multimodalidade (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) e a Educomunicação (SOARES, 2011, 2015; MARTÍN-BARBERO, 2014) visando à autonomia e liberdade dos alunos perante ao contato com a literatura. Para que os dados pudessem ser gerados, o primeiro passo foi realizar uma entrevista semiestruturada em grupo para compreender os gostos deles em relação aos livros e séries e qual a relação que eles mantinham com a leitura; após, o Pensar Alto em Grupo para possibilitar o compartilhamento de ideias e a construção compartilhada de leituras múltiplas; e, por último, um questionário individual pelo Google Formulários. Os dados revelaram que essa prática dialógica de letramento, conforme argumentado por Zanotto (2016), permite que os alunos se tornem leitores responsivos e críticos, além de possibilitar que eles construam um olhar sensibilizado e uma postura acolhedora perante ao outro, seja ele aquele que está ao lado dele, ou o outro apresentado em textospt_BR
dc.description.abstractThis interpretative qualitative paradigm research (BORTONI-RICARDO, 2008; MOITA LOPES, 1994), which is within the area of Applied Linguistics, aims to: 1. interweave the message conveyed by the Anne with an E series and the voices of teenagers in order to investigate whether the relationships between the series and the reading they do are effective for carrying out deep reading; and 2. investigate whether the dialogical reading carried out between/with the students through poems and scenes from the series contributes to stimulating the formation of literary readers in adolescence. These objectives were coined from the initial questions: 1. how the mediation of digital technology in the school space can (or cannot) favor deep reading?; and 2. to what extent can the Group Think-Aloud (ZANOTTO, 1995, 2014, 2016) as a dialogical literacy practice instigate changes in students' views on reading and themselves as readers?. The Group Think-Aloud (PAG) makes it possible to give voice to readers and, consequently, to work on reading in a collaborative and profound way, this work being the first to apply it with a television resource. The research has the participation of students inserted in a context of the end of Elementary School II - ninth year - of a private school in the interior of São Paulo. Regarding the Canadian series Anne with an E (Netflix 2017-2020), it was used as a way to involve students in a context of reflection about the reading habit represented in the episodes and in the poems it presents, also stimulating the practice of reading in a media resource. After all, although the television series has entertainment as its initial objective, it goes beyond the field of fiction and addresses themes that are extremely relevant to the formation of the child-adolescent. In this way, a theoretical-methodological perspective is used that underlies mediatization within the classroom, the concept of multiliteracies and multimodality (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) and Educommunication (SOARES, 2011, 2015; MARTÍN-BARBERO, 2014) in order to bring forth the students' autonomy and freedom in contact with literature. So that data could be generated, the first step was to conduct a semi-structured group interview to understand their tastes in relation to books and series and what relationship they had with reading; then, the Group Think-Aloud to enable the sharing of ideas and the shared construction of multiple readings; and, finally, an individual questionnaire via Google Forms. The data revealed that this dialogical literacy practice, as argued by Zanotto (2016), allows students to become responsive and critical readers, in addition to enabling them to build a sensitized look and a welcoming posture towards the other, whether this other person is the one directly next to them or the other one presented in textsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectPensar Alto em Grupopt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectMultiliteraciesen_US
dc.subjectEducommunicationen_US
dc.subjectGroup Think-Alouden_US
dc.subjectReader formationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleO Pensar Alto em Grupo aliado com Anne with an E: visando à formação de leitores literários na adolescênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Carolina Faria.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.