REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Diego Pinheiro Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157010926271928pt_BR
dc.contributor.advisor1Santaella, Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:17Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:17Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationFranco, Diego Pinheiro Martins. A ciência de dados e os algoritmos na ressifignicação do visual design na publicidade digital. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36247-
dc.description.resumoA pesquisa analisa a emergência das novas tecnologias digitais, examinando como a inteligência artificial e a ciência de dados podem ser criativamente incorporadas à publicidade digital, refletindo em avanços estético-discursivos em oposição a um modelo dogmático de conceitos e arquiteturas pré-definidas. A relevância dos algoritmos, como protagonistas nos processos decisórios, ocupou atenção central nas investigações empreendidas, não apenas por fornecer novos protocolos de mensuração de eficiência, mas por contribuir com novos modelos de trabalho na gestão de equipes criativas. No momento em que a IA avança para ocupar espaços não apenas nos trabalhos repetitivos e mecânicos, mas também nas funções criativas e complexas, investigamos como a relação entre humanos e máquinas poderá ser esculpida. No centro das discussões atuais, a IA generativa se mostra tão revolucionária quanto imprevisível. Nossas primeiras conclusões encontram um cenário que irá movimentar verticalmente o capital criativo. Produções melhores, mais rápidas e mais baratas irão provocar uma escalada de produtividade, povoando novos mercados e impulsionando o empreendedorismo criativo. Os processos de design serão radicalmente alterados. O trabalho será simultaneamente desempenhado por humanos e máquinas em uma jornada de cocriatividade complementar. Esses novos modelos de interação transportarão as atividades generativas e exploratórias para as máquinas, confiando ao agente humano as atribuições menos operacionais. De um lado, as máquinas e, de outro, o agente humano orientado a sistemas, reflexivo, responsável pela moderação de regras e curadoria dos resultadospt_BR
dc.description.abstractThe research analyzes the emergence of new digital technologies, examining how artificial intelligence and data science can be creatively merged into digital advertising, reflecting on aesthetic-discursive advances as opposed to a dogmatic model of predefined concepts and architectures. The relevance of algorithms, as protagonists in decision-making processes, occupied central attention in the investigations carried out, not only for providing new protocols for measuring efficiency, but for its contributions to new work models in the management of creative teams. As AI advances to occupy spaces not only in repetitive and mechanical jobs, but also in creative and complex functions, we investigate how the relationship between humans and machines can be sculpted. At the center of current discussions, generative AI proves to be as revolutionary as it is unpredictable. Our first conclusions find a scenario that will move creative capital vertically. Better, faster and cheaper creative ideas will lead to an escalation of productivity, populating new markets and boosting creative entrepreneurship. Design processes will be radically changed. The work will be simultaneously performed by humans and machines in a journey of complementary co-creativity. These new interaction models will transfer generative and exploratory activities to machines, entrusting the human agent with less operational attributions. On one hand, the machines and, on the other, the system-oriented, reflective human agent, responsible for moderating rules and curating resultsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPublicidade digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectIA generativapt_BR
dc.subjectArtificial intelligenceen_US
dc.subjectDigital advertisingen_US
dc.subjectVisual designen_US
dc.subjectGenerative AIen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleA ciência de dados e os algoritmos na ressifignicação do visual design na publicidade digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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