Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36244Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sá, Cristiane Regina Fairbanks de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4495819531624621 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5969230919823134 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-07-26T13:54:16Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-26T13:54:16Z | - |
| dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
| dc.identifier.citation | Sá, Cristiane Regina Fairbanks de. A racionalidade tecnológica na universidade: uma análise crítica da legislação da pós-graduação brasileira na sociedade industrial do capitalismo tardio. 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36244 | - |
| dc.description.resumo | A presente tese propõe identificar de que forma a universidade brasileira se submente à racionalidade tecnológica na sociedade industrial do capitalismo tardio, especialmente na formação pós-graduada, por meio de uma análise crítica das tendências presentes na legislação que a regulamenta, mas também dos mecanismos de resistência existentes nesta própria legislação, procurando, assim, explicitar qual é a função social da universidade na atualidade. O aprofundamento das razões próprias no contexto sócio-histórico da constituição da universidade no mundo, da sua constituição no Brasil é oportuno porque permite compreender a origem dos diferentes modelos existentes, bem como a sua influência sobre o modelo brasileiro, elucidando sua constituição atual. Para a realização da pesquisa constituiu-se um banco de dados com a legislação federal vigente e documentos que regulamentam a pósgraduação brasileira, e, por meio da determinação de cinco categorias de análise, se procedeu à observação da relação deste conteúdo com a realidade da pós-graduação, com base no referencial teórico, pretendendo a identificação das tendências presentes na legislação que regulamenta a universidade e a pós-graduação, bem como a identificação da existência de resistência a essa tendência. As categorias analisadas são: (1) A autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; (2) Avaliação da pós-graduação brasileira; (3) Financiamento da pós-graduação brasileira; (4) Formação e conhecimento do pesquisador brasileiro; (5) Pesquisa, Inovação e tecnologia e Impacto & inserção social. Este estudo foi realizado sob a perspectiva da teoria crítica da sociedade, sendo consideradas as contribuições teóricas de Herbert Marcuse, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, mas também de autores brasileiros no que concerne à universidade brasileira, tais como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Luiz Antonio Cunha. A utilização deste referencial objetivou compreender qual é a função social da universidade brasileira na atualidade e identificar as contradições nela presentes. A análise é desenvolvida amparada nos conceitos de Bildung (universidade humboldtiana) e da racionalidade tecnológica (Marcuse), de formação (Adorno), e nas noções de fechamento do universo da locução (Marcuse). Contrapondo-se à formação da personalidade integral do indivíduo, a formação superior e pós-graduada contemporânea tem por característica – em sua grande maioria – ser uma formação rápida, acrítica e voltada à diplomação dos indivíduos para o abastecimento do mercado de trabalho permitindo a reprodução do capitalismo tardio na sociedade industrial completamente dominada pela ideologia da racionalidade tecnológica | pt_BR |
| dc.description.abstract | The objective of this thesis is to identify how the Brazilian University is subject to the technological rationality in the industrial society of late capitalism, especially in postgraduate studies, through a critical analysis of the trends presented in the legislation that regulates it, but also the mechanisms of resistance existing in the legislation itself, thus seeking to explain which is the postgraduation social function at the current time. The deepening of the reasons of the reasons in the socio-historical context about the constitution of the University in the world, and about its constitution in Brazil is opportune because it allows understanding the origin of the different existing models, as well as their influence on the Brazilian model, elucidating its current constitution. In order to carry out this research, a database was constituted with the current Federal Legislation and documents that regulate the Brazilian Post-Graduation, and, through the determination of five categories of analysis, the observation of the relation of this content with the reality of the Post-Graduation based on the theoretical reference, intending to identify the trends presented in the legislation that regulates the university and post-graduation, as well as identifying the existence of resistance to this tendency. The categories to be analyzed are: (1) Didactic-scientific, administrative, and financial and asset management autonomy, (2) Evaluation of Brazilian postgraduate courses, (3) Financing of Brazilian postgraduate courses, (4) Background and knowledge of Brazilian researchers and (5) Research, Innovation and Technology and Impact & Social Insertion. This study is carried out from the perspective of the Critical Theory of Society, considering the theoretical contributions of Herbert Marcuse, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Walter Benjamin, and Brazilian authors who study the Brazilian university, such as Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Luiz Antonio Cunha. The use of this referential aims to understand the complexity of the social function of the Brazilian university today and to identify the contradictions presented in it. The analysis is carried out based on the concepts of Bildung (Humboldtian university), technological rationality (Marcuse), academic background (Adorno), and on the notions of closure of the universe of locution (Marcuse). As opposed to the background of the individual's entire personality, contemporary undergraduate and postgraduate educational background has the characteristic – in the vast majority – of being a quick, uncritical background, focused on the qualification of the individuals to supply the labor market, allowing the reproduction of late capitalism in industrial society completely dominated by the ideology of technological rationality | en_US |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Universidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação Pós-graduada | pt_BR |
| dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
| dc.subject | Racionalidade tecnológica | pt_BR |
| dc.subject | Capitalismo tardio | pt_BR |
| dc.subject | University | en_US |
| dc.subject | Postgraduate education | en_US |
| dc.subject | Postgraduate studies | en_US |
| dc.subject | Technological rationality | en_US |
| dc.subject | Late capitalism | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | A racionalidade tecnológica na universidade: uma análise crítica da legislação da pós-graduação brasileira na sociedade industrial do capitalismo tardio | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cristiane Regina Fairbanks de Sá .pdf | 12,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

