REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Beatriz dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9152214212705966pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:14Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:14Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationSouza, Beatriz dos Santos. Práticas pedagógicas mediatizadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação em tempos de pandemia da COVID-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36239-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o estado do conhecimento das práticas pedagógicas mediatizadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e evidenciadas na produção científica que aborda a educação básica no contexto da pandemia da COVID-19. De abordagem qualitativa, de tipo exploratória e com fonte bibliográfica, a investigação realizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com base em artigos produzidos nos anos de 2020 e 2021, tendo como fontes de busca o Portal de Periódicos da CAPES, o Education Resources Information Center (ERIC) e os Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão previamente definidos no protocolo da RSL, um corpus de 34 artigos em português e inglês foi selecionado e submetido às etapas da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo 12. Por meio do processo indutivo de análise, emergiram as categorias: 1) práticas pedagógicas; 2) recursos, plataformas e ferramentas; 3) desafios; 4) interações interpessoais (aluno-professor, aluno-aluno e participação familiar); 5) engajamento; 6) avaliação; 7) currículo; 8) formação docente; 9) tecnologia; 10) perspectivas futuras. A análise da abordagem de cada categoria nos trabalhos permitiu avistar um panorama das práticas e de seus resultados para a aprendizagem dos alunos, fornecendo uma ampla gama de exemplos que indicam a ressignificação da educação durante a pandemia, bem como indícios de mudanças para o futuropt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the state of knowledge of pedagogical practices mediated by Digital Information and Communication Technologies (ICTs) and evidenced in the scientific production that addresses basic education in the context of the COVID-19 pandemic. Being a qualitative, exploratory and bibliographic investigation, it was carried out a Systematic Literature Review (SLR) which considered articles produced in the years 2020 and 2021. The search sources were CAPES Journal Portal, the Education Resources Information Center (ERIC) and the Scientific Open Access Repositories of Portugal (RCAAP). After applying the previously defined inclusion and exclusion criteria, a corpus of 34 articles written either in Portuguese or in English was selected and submitted to the stages of content analysis, with the support of the NVivo 12 software. Through the inductive process of analysis, the following categories emerged: 1) pedagogical practices; 2) resources, platforms and tools; 3) challenges; 4) interpersonal interactions (student-teacher, student-student and family participation); 5) engagement; 6) assessment; 7) curriculum; 8) teacher training; 9) technology; 10) future prospects. The approach analysis of each category in the articles allowed us to visualize the practices and their results for student learning, providing a wide range of examples that indicate the reframing of education during the pandemic, as well as indications of future changesen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen_US
dc.subjectBasic educationen_US
dc.subjectICTsen_US
dc.subjectCOVID-19 pandemicen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas mediatizadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação em tempos de pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz dos Santos Souza.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.