REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Thamaris
dc.contributor.advisor1Digam, Alice
dc.date.accessioned2023-07-05T19:51:39Z-
dc.date.available2023-07-05T19:51:39Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationRibeiro, Thamaris. Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35800-
dc.description.resumoEssa dissertação aborda o tema da educação inclusiva e seus desafios para implementação na rede pública de ensino Brasileira. Essa realidade será apresentada e discutida a partir da visão de três organizações de sociedade civil – OSC com mais de vinte anos atuando na educação de pessoas com deficiência - PCD. A partir de suas experiências serão apresentados os desafios enfrentados e as conquistas recentes, suas opiniões a respeito da política vigente e como as próprias organizações de sociedade civil podem auxiliar no processo de mudança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com OSC por meio de uma entrevista estruturada que aborda a visão dessas OSC em relação à política de educação inclusiva vigente e os desafios e benefícios da implementação dessa política em escolas públicas. Os resultados e conclusões do estudo demonstram dois importantes pontos de aperfeiçoamento do sistema atual. O primeiro diz respeito à necessidade de aproximação entre as escolas e OSC procurando aproveitar a experiência das OSC no sistema de educação público. Também será destacada a relevância dos legisladores aprimorarem a lei vigente por meio da execução de audiências públicas incentivando a participação ativa de todos os segmentos da sociedadept_BR
dc.description.abstractThis dissertation will describe the inclusive education and its challenges to be implemented in the public education system, covering three civil society organizations - OSC with more than twenty years working in education for disabled people – PCD. From their experience it will be presented the challenges faced and the recent achievements, their opinions with regards to the current policy and how the OSC can help in the change process. The methodology which was adopted considered research with OSC using structured interview covering the vision of these OSC with regards to the current education policy their challenges and improvements and their implementation in public schools. The results and conclusions of the study show two important issues in the current system that can be improved. The first one deals with the necessity of approximating schools and the OSC aiming to make use of the existing OSC´s experience in public schools. The second one shows the relevance of the law makers and how they improve the existing law promoting public audiences motivating all sectors of the society to participate in the processen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectOrganização de sociedade civilpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectPublic schoolsen_US
dc.subjectCivil society organizationsen_US
dc.subjectDisabled peopleen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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