REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorSantos, Ivânia Duduchi dos-
dc.contributor.advisor1Pow, Elizabeth Mara-
dc.date.accessioned2023-07-05T19:32:40Z-
dc.date.available2023-07-05T19:32:40Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.citationSantos, Ivânia Duduchi dos. O aprimoramento linguístico-fonológico do professor de inglês da escola pública a partir da conscientização e da autonomia. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34396-
dc.description.resumoTendo como alvo principal, o professor de inglês da escola pública, este estudo procura comprovar a ineficiente formação universitária desse profissional, principalmente com relação à sua competência oral, e confirmar a necessidade de seu aprimoramento linguístico-fonológico para que ele possa atender às expectativas dos alunos com relação à aprendizagem deste idioma. Direcionam teoricamente este estudo as seguintes proposições: a) a insuficiente formação profissional do professor de inglês, principalmente no que tange à sua competência oral; b) a conscientização do professor sobre a relevância da pronúncia e da necessidade de seu aprimoramento; c) a importância da autonomia para a evolução profissional do professor; d) o inglês como língua franca e paradigma do professor nativo. Os objetivos principais desse estudo são de conduzir o professor de inglês a uma reflexão e conscientização da necessidade de melhorar sua pronúncia e incentivá-lo a buscar caminhos para alcançar seu próprio aperfeiçoamento com autonomia. O Estudo de Caso é a abordagem metodológica que dá suporte a esta pesquisa, pois trata-se de uma investigação de um grupo específico: professores de inglês da escola pública. A escolha dessa abordagem se justifica por ser a mais utilizada para investigar a aquisição de uma segunda língua (LIER, 2005). Assim, como esse trabalho tem foco na oralidade, geralmente considerada a habilidade mais importante para a aprendizagem de uma língua, o Estudo de Caso tende a ser o mais apropriado. Os resultados dos dados coletados nesse estudo, por meio das respostas dos participantes, comprovam a precária formação do professor no que tange à pronúncia e a necessidade e vontade que os alunos sentem de aprender a falar inglês. Dessa forma, reforçam também a importância de o professor possuir uma pronúncia inteligível para poder ministrar suas aulas com maior autoconfiança e segurança, podendo, assim, atender às expectativas de seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractHaving the English state school teacher as the main target, this study attempts to prove the inefficient education of this professional, which is mostly related to their oral competence, and seeks to confirm the need for pronunciation improvement, so that they can live up to their students’ expectations about their language learning. This study is theoretically oriented by the following issues: a) the insufficient education of the English teacher, referring mainly to their pronunciation; b) the teacher´s awareness of the relevant role of pronunciation in their practice, and the need for improved linguistic competence; c) the role of autonomy in the teacher´s professional development; d) English as a Lingua Franca and the paradigm of the native teacher. The main objectives of this study are to enable the English teacher to reflect on their education and become aware of the necessity of improving their pronunciation and to motivate them to seek for ways of achieving their own improvement autonomously. The Case Study is the methodological approach that supports this research, because it deals with an investigation of a specific group: the public school English teachers. The choice of this approach is justified for being the most used to investigate a second language acquisition (LIER, 2005). So, as this paper focuses on speaking, generally viewed as the most important skill for language learning, the Case Study seems more appropriate. The results of data collected in this study, through the participants’ answers, prove inconsistency in teacher graduation related to pronunciation and the students’ needs and wants in learning how to speak English. Findings also confirm the importance of intelligible pronunciation for the teacher so that they can teach with greater self-confidence and assurance, and live up to their students’ expectations.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectThe teacher’s educationen_US
dc.subjectPronunciationen_US
dc.subjectAwarenessen_US
dc.subjectAutonomyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO aprimoramento linguístico-fonológico do professor de inglês da escola pública a partir da conscientização e da autonomiapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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