REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
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dc.creatorAlves, Milton Ruiz Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7237842143602489pt_BR
dc.contributor.advisor1João, Belmiro do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455434263444485pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T18:08:50Z-
dc.date.available2023-06-01T18:08:50Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationAlves, Milton Ruiz Rodrigues. Importância da avaliação subjetiva da percepção dos usuários em estratégias de crowdvoting. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32538-
dc.description.resumoO objetivo central deste estudo é analisar os impactos da estratégia de crowdvoting em varejos eletrônicos (marketplaces) a partir do entendimento de sua influência na percepção do cliente/usuário sobre o conteúdo gerado por seus pares, seu comportamento frente a diferentes culturas, ao comparar o cenário americano com o brasileiro, e assim avaliar a eficácia da utilização do score objetivo versus a percepção subjetiva da gestão do conteúdo gerado pelos usuários. Para isto este estudo visa a testar se o crowdvoting aumenta o engajamento e a fidelização dos usuários a um marketplace, se a percepção subjetiva do consumidor não acompanha a direção do score objetivo (nota de 1 a 5) e se em ambientes globalizados, os efeitos do crowdvoting se mantém independentemente da localização geográfica de seus consumidores. O diferencial deste estudo é a aplicação de técnicas de análise de sentimentos conduzidas através de técnicas de machine learning sobre o conteúdo gerado pelos usuários destas redes. Para isto analisamos o sentimento do usuário em 94.595 reviews e os comparamos com a nota objetiva (Review Score) para três empresas norte americanas e uma empresa brasileira. Quanto as constatações, identificamos um descolamento importante da percepção do usuário em suas críticas subjetivas frente a nota objetiva, o que pode acarretar distorções na aplicação das estratégias e ao desgaste do relacionamento entre empresa e cliente. As análises também indicam que o comportamento da estratégia de crowdvoting atua de forma análoga em ambos os países e que o uso desta estratégia representa vantagens para o fortalecimento da marca, no processo decisório do consumidor e consequentemente no desempenho dos produtospt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze the impacts of the crowdvoting strategy in marketplaces from the understanding of its influence on the client/user perception about the content generated by their peers, their behavior towards different cultures when comparing the American and Brazilian scenario, and thus evaluate the effectiveness of the use of objective scoring versus the subjective perception of user-generated content management. To this end, this study aims to test whether crowdvoting increases user engagement and loyalty to a marketplace, whether subjective consumer perception does not follow the direction of the objective score (score 1 to 5) and whether in globalized environments the effects crowdvoting remains independent of the geographic location of its consumers. The differential of this study is the application of sentiment analysis techniques conducted through machine learning techniques on the content generated by users of these networks. We analyzed user sentiment in 94,595 reviews and compared them with the Review Score for three North American companies and one Brazilian company. As for the findings, we identified an essential detachment of the user's perception in their subjective criticism of the objective note, which may lead to distortions in the application of strategies and the wear and tear of the relationship between company and customer. The analyzes also indicate that the behavior of the crowdvoting strategy acts analogously in both countries and that the use of this strategy represents advantages for brand strengthening, consumer decision making, and, consequently, product performanceen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectCrowdvotingpt_BR
dc.subjectE-WoMpt_BR
dc.subjectUGCpt_BR
dc.subjectAnálise de sentimentospt_BR
dc.subjectCrowdsourcingen_US
dc.subjectCrowdvotingen_US
dc.subjectE-WoM, UGCen_US
dc.subjectSentiment-analysisen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleImportância da avaliação subjetiva da percepção dos usuários em estratégias de crowdvotingpt_BR
dc.typeTesept_BR
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