REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Amanda Almeida
dc.contributor.advisor1Voos, Mariana Callil
dc.date.accessioned2023-05-31T15:40:22Z-
dc.date.available2023-05-31T15:40:22Z-
dc.date.issued2022-11-28
dc.identifier.citationSantos, Amanda Almeida. Perfil sensorial, independência funcional e qualidade de vida em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32377-
dc.description.resumoObjetivos: Comparar o perfil sensorial, a independência funcional e a qualidade de vida de adolescentes com TEA e com desenvolvimento típico e investigar possíveis correlações entre gravidade da doença. Método: Avaliar 100 crianças e adolescentes com TEA e 100 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, pareados por idade e sexo. Serão utilizados os questionários: o Perfil Sensorial (Sensory Profile, Dunn Winnie, The Psychological Corporation), o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory, PEDI) e o Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida (Pediatric Quality of Life Inventory, PedsQL). Os questionários serão respondidos pelos responsáveis pelos participantes. Os critérios de inclusão serão: grupo TEA: diagnóstico confirmado pela Escala de Pontuação para Autismo na Infância (Childhood Autism Rating Scale, CARS); grupo controle, pareamento por idade, gênero e tipo de escola (particular ou pública) com o grupo TEA. Resultados: Houve menor pontuação no PedsQL em todos os domínios do grupo TEA, em comparação com o grupo controle (p< 0,0001). Houve menor pontuação no PEDI em todos os domínios do grupo TEA, em comparação com o grupo controle, com diferença significativa (p<0,0001). O Perfil Sensorial mostrou diferenças significativas entre os grupos controle e TEA. O desvio-padrão do grupo TEA mostrou grande variabilidade nos domínios audição, visão, vestibular, tátil, multissensorial, gustação/olfação, tônus, posição do corpo, emocional e social, visual, comportamento e outros. Todos os dados do grupo TEA Mostraram-se menores em relação aos itens do grupo controle. Conclusão: As crianças com TEA apresentaram maior dificuldade no processamento sensorial, menor independência funcional e diminuição na qualidade de vida, quando comparadas às crianças e adolescentes do grupo controlept_BR
dc.description.abstractObjectives: To compare the sensory profile, functional independence and quality of life of adolescents with ASD and those with typical development and to investigate possible correlations between disease severity. Method: Evaluate 100 children and adolescents with ASD and 100 children and adolescents with typical development, matched by age and sex. Questionnaires will be used: the Sensory Profile (Sensory Profile, Dunn Winnie, The Psychological Corporation), the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and the Pediatric Quality of Life Inventory (Pediatric Quality of Life Inventory), (PedsQL). The questionnaires will be answered by those responsible for the participants. Inclusion criteria will be: ASD group: diagnosis confirmed by Childhood Autism Rating Scale (CARS); control group, matched by age, gender and type of school (private or public) with the TEA group. Results: There were lower PedsQL scores in all domains in the TEA group compared to the control group (p< 0.0001). There were lower PEDI scores in all domains in the ASD group compared to the control group, with a significant difference (p<0.0001). The Sensory Profile showed significant differences between the control and TEA groups. The standard deviation of the ASD group showed great variability in the domains of hearing, vision, vestibular, tactile, multisensory, taste/smell, tonus, body position, emotional and social, visual, behavior and others. All data from the TEA group were smaller than the items from the control group. Conclusion: Children with ASD had greater difficulty in sensory processing, less functional independence, and a decrease in quality of life when compared to children and adolescents in the control groupen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAutistic disorderen_US
dc.subjectMotor activityen_US
dc.subjectQuality of lifeen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titlePerfil sensorial, independência funcional e qualidade de vida em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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