REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/3236
Tipo: Dissertação
Título: A empregabilidade na era digital: um estudo de caso
Autor(es): Matias, Eliane Tavares Barreto
Primeiro Orientador: Lazzareschi, Noemia
Resumo: O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, está em averiguar se o CEFET-MG oferece uma formação técnica em eletrônica consoante com a empregabilidade e a permanência no mercado de trabalho atual, em especial no que se refere ao nível de letramento digital e ao conhecimento de língua Inglesa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso e os dados foram coletados no CEFET-MG, mais precisamente no curso técnico em Eletrônica, e em 06 empresas da região metropolitana de Belo Horizonte. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos acerca da globalização e das transformações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea a partir da difusão das novas tecnologias (CASTELLS, 2009; LÉVY, 1996; 2000), do conceito de letramento digital segundo Soares (2002, 2003) e Xavier (2009) e seus desdobramentos na educação. Buscamos verificar o desenvolvimento da web (SNYDER, 2009; THORNE & BLACK, 2008) e levantar as competências necessárias para a empregabilidade e permanência no trabalho (ZARIFIAN, 2002; LAZZARESCHI, 2007; 2008). Para atender o objetivo proposto foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas aos alunos e ex-alunos do CEFET-MG com o propósito de verificar seus níveis de letramento digital e de Inglês. Além disso, foram feitas entrevistas com esses alunos, com o Coordenador do Curso de Eletrônica, o Coordenador Geral de Estágios e 06 representantes das empresas escolhidas. As entrevistas tiveram o propósito de identificar a real necessidade do letramento digital e do Inglês, tanto por parte dos estagiários e/ou trabalhadores, quanto por parte das empresas. Concluímos que os alunos encontram-se insatisfeitos com o ensino recebido, no que se refere ao desenvolvimento de seu nível letramento digital e à aprendizagem de Inglês, necessários ao mundo do trabalho. Parece premente que o CEFET-MG promova um ajuste curricular para continuar oferecendo um ensino gratuito e de excelência, como tanto preza a instituição. No mesmo sentido, parece possível inferir que as demais instituições que se propõem a preparar os estudantes para o mercado de trabalho também precisam trazer seus currículos sempre atualizados no sentido de fornecer tais subsídios aos estudantes, garantindo-lhes, assim, mais e melhores oportunidades
Abstract: The main target of this research, which has a qualitative character, is to examine whether CEFET-MG offers a technical formation in electronics in due proportion to the current labor market referring to employability and permanence in the work, especially regarding to the digital literacy level and the acquaintance with the English language. For this, a case study was conducted and data were collected in CEFET-MG, more precisely in the technical course of Electronics, and in 06 companies that are established in the metropolitan area of Belo Horizonte. This research is anchored in the theoretical assumptions about globalization and the transformations occurring in our contemporary society after the spread of new technologies (CASTELLS, 2009; LÉVY, 1996; 2000), the concept of digital literacy according to Soares (2002, 2003) and Xavier (2009) and its implication in education. We seek to verify the development of the web (SNYDER, 2009; THORNE & BLACK, 2008) and to investigate the required competence for employability and permanence in the work (ZARIFIAN, 2002; LAZZARESCHI, 2007; 2008). To accomplish the proposed goal a questionnaire with semi-structured questions was applied to students and ex-students at CEFET-MG in order to ascertain their digital literacy level and their English level. Furthermore, interviews were conducted with those students, with the Coordinator of the Electronics course, with the General Coordinator of the Professional Training and 06 representatives of the companies chosen. The purpose of the interviews was to identify the real needs of digital literacy and English, by both trainees and/or workers and by the companies. We concluded that students are dissatisfied with the teaching received, as regard to the development of their digital literacy and English learning, required for the working world. It seems urgent that CEFET-MG should promote some adjustments in the curriculum in order to continue offering a free high-quality education, as it intends to. Similarly, it seems possible to infer that all institutions that purpose to prepare students for the labor market should also keep their curriculum updated to be able to provide their students with subsides, thus assuring them more and better opportunities
Palavras-chave: Letramento digital
Conhecimento de inglês
Competências do trabalhador
Empregabilidade
Digital literacy
English knowledge
Worker s competences
Employability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Matias, Eliane Tavares Barreto. A empregabilidade na era digital: um estudo de caso. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3236
Data do documento: 18-Nov-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliane Tavares Barreto Matias.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.