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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32295
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Do sábado judaico ao domingo cristão: o shabat e a Celebração Eucarística |
Autor(es): | Ferreira, Paulo Roberto dos Santos |
Primeiro Orientador: | Vale, Tiago Gurgel do |
Resumo: | O shabat é um regimento divino para o bem-estar do homem, abrangendo o cuidado com a saúde, e uma maneira de evitar a ganância. É dessa maneira que a história da salvação tem início: uma grande aventura de Deus com o seu povo, desde a criação, tal como relatado no livro do Gênesis. Refere-se a uma resenha de amor e bondade, através da qual a inquietação do Criador é com o bem-estar de suas criaturas, especialmente, da obra- prima de suas mãos – o homem e a mulher, criados à sua imagem e semelhança. Deus está permanentemente agindo em favor da salvação de todos. A atuação de Deus em sua criação é, em todas as suas configurações, um agir do Pai por meio do Filho e do Espírito Santo. “O Criador é, antes de tudo, o Pai. De sua paternidade se explica a sua onipotência, paternidade e bondade sem rivalidades, sem conflitos de poderes. Deus cria com a presença materna de seu Espírito.”1 É esta complacência de Deus que, de fato, celebra-se na liturgia cristã da nova e eterna Aliança. A ressureição de Cristo é o ponto de partida para o desenvolvimento da teologia dominical. A partir desse evento, os Apóstolos compreenderam que esse dia necessitaria ser rememorado como memorial pascal da nova e eterna Aliança. O domingo concebe, portanto, o novo tempo do culto cristão, deixando o sétimo dia, o sábado judaico, para então se tornar o primeiro dia da semana como o dia santo. O domingo apropria-se também de um panorama escatológico, chamado de o oitavo dia, ou seja, o domingo que não termina, não tem fim e, para a vida da Igreja embrionária, é um dia especial de culto. Esse trabalho preconiza, então, construir um caminho de reflexão sobre a teologia do domingo, e a celebração judaica do Shabat tendo em vista que, desde o Concílio Vaticano II, o domingo tem sido celebrado com a inspiração de uma participação plena, ativa e consciente. Para esse propósito, utilizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, alicerçada na Sagrada Escritura, na Tradição, Magistério e Documentos da Igreja, bem como na leitura de diversos estudiosos no assunto. 1 SUSIN, L. C., A criação de Deus. São Paulo: Paulinas, 2003, p.84 |
Abstract: | Shabbat is a divine regiment for man's well-being, encompassing health care, and a way to avoid greed. This is how the history of salvation begins: a great adventure of God with his people since creation, as recounted in the book of Genesis. It refers to a review of love and kindness, through which the Creator's concern is with the well-being of his creatures, especially the masterpiece of his hands - man and woman, created in his image and likeness. God is permanently working for the salvation of all. The action of God in his creation is, in all its configurations, an action of the Father through the Son and the Holy Spirit. “The Creator is, first of all, the Father. From his paternity one explains his omnipotence, paternity and goodness without rivalries, without conflicts of powers. God creates with the maternal presence of his Spirit.”1 It is this beneficence of God that, in fact, is celebrated in the Christian liturgy of the new and eternal Covenant. The resurrection of Christ is the starting point for the development of Sunday theology. From that event, the Apostles understood that this day would need to be remembered as a paschal memorial of the new and eternal Covenant. Sunday, thus, conceives the new era of Christian worship, leaving the seventh day, the Jewish Sabbath, to then become the first day of the week as the holy day. Sunday also appropriates an eschatological panorama, called the eighth day, that is, the Sunday that does not end, has no end and, for the life of the embryonic Church, is a special day of worship. This work advocates, then, to build a path of reflection on the theology of Sunday, and the Jewish celebration of Shabbat, considering that, since the Second Vatican Council, Sunday has been celebrated with the inspiration of a full, active and conscious participation. For this purpose, a qualitative and bibliographical research was used, based on Sacred Scripture, Tradition, Magisterium and Church Documents, as well as on the reading of several scholars on the subject. 1 SUSIN, L. C., A criação de Deus. São Paulo: Paulinas, 2003, p.84 |
Palavras-chave: | Shabat Celebração eucarística Judaísmo Cristianismo Shabbat Eucharistic celebration Judaism Christianity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Teologia |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Teologia |
Citação: | Ferreira, Paulo Roberto dos Santos. Do sábado judaico ao domingo cristão: o shabat e a Celebração Eucarística. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32295 |
Data do documento: | 15-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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