REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Andrea Gabriela do Prado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5742630529703096pt_BR
dc.contributor.advisor1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046483605366023pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-28T13:49:07Z-
dc.date.available2023-04-28T13:49:07Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationAmorim, Andrea Gabriela do Prado. Eventos dramáticos na educação para vida: formação engajada de professores e formadores nas aulas da Pós Graduação. 2023. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32238-
dc.description.resumoEsta investigação integra-se à linha de pesquisa Linguagem e Educação, no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Compreende-se, neste estudo, que a educação existe para a construção de modos de participação cada vez mais amplos a todos. Para tal, acredita-se que, por meio do engajamento entre os sujeitos, é possível criarmos conexão e aprofundarmos os laços entre educação e vida. Nesse enquadre, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar o papel dos eventos dramáticos na constituição de formação engajada de professores e formadores na sala de aula da pós-graduação. Os objetivos específicos foram avaliar qual o papel do multiletramento na construção de eventos que permitem a formação engajada por meio de: a) identificação do potencial das multimídias, da multiculturalidade, e da multimodalidade na criação de eventos dramáticos e b) compreensão do papel da imersão, emersão e inserção para criação de engajamento. Estruturou-se metodologicamente a partir da pesquisa crítica de colaboração (MAGALHÃES, 2012; 2017; 2018), compreendida como uma pesquisa de intervenção formativa que permite a transformação intencional do contexto. Os dados foram produzidos e coletados por videogravações das aulas de uma disciplina do curso de mestrado profissional em educação: Formação de Formadores, ministrada no primeiro semestre de 2019, na PUC-SP, e foram recuperados por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação utilizadas. A análise dos dados foi realizada mediante a análise multimodal e das categorias interpretativas: evento dramático (VYGOTSKY, 1934/1994; LIBERALI, 2016), perejivanie (VYGOTSKY, 1934/1994; LIBERALI, 2018) e patrimônio vivencial (LIBERALI, 2019; MEGALE; LIBERALI, 2020). Assim, a pergunta de pesquisa: “Como as práticas pedagógicas organizadas a partir de eventos dramáticos, nas aulas da pós-graduação, contribuíram na formação de formadores em uma perspectiva de transformação?” foi respondida de forma positiva, pois os eventos dramáticos foram decisivos para constituição engajada do curso e, consequentemente, das aulas porque permitiram, na base dos multiletramentos, que as múltiplas mídias, a multiculturalidade e a multimodalidade fossem trabalhadas a partir da realidade vivida, entrelaçando o vivenciar eventos dramáticos com os patrimônios vivenciais a fim de que os participantes pudessem sustentar as experiências vividas e as futuraspt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the Language and Education Research line of the Graduate Program in Applied Linguistics and Language Studies. It is understood, in this study, that education plays a fundamental role in the construction of social participation increasingly more inclusive to all. Thus, it is believed that, through engagement among the subjects, it is possible to create a connection and deepen the bonds between education and life. In this context, the general objective of this research was to investigate the role of dramatic events in the constitution of engaged training of teachers in the graduate classroom. The specific objectives were to evaluate the role of multiliteracy in the construction of events that allow engaged training through a) the identification of the potential of multimedia, multiculturality, and multimodality in the creation of dramatic events, and b) understanding of the role of immersion, emersion, and insertion for creation of engagement. The work was methodologically structured based on critical collaborative research (MAGALHÃES, 2012; 2017; 2018), which is understood as formative intervention research that allows the intentional transformation of the context. The data were produced and collected through video recording of the classes of a professional master's degree course in education: “Training of Trainers”, taught in the first semester of 2019, at PUC-SP. The classes were recovered using digital information and communication technologies. Data analysis was performed through multimodal analysis and interpretative categories: dramatic event (VYGOTSKY, 1934/1994; LIBERALI, 2016), perejivanie (VYGOTSKY, 1934/1994; LIBERALI, 2018), and experiential heritage (LIBERALI, 2019; MEGALE; LIBERALI, 2020). Thus, the research question: "How pedagogical practices organized from dramatic events in graduate classes contributed to the formation of trainers in a perspective of transformation?" was answered in a positive way. This was because the dramatic events were decisive for the engaged constitution of the course, thus allowing, based on the multiliteracies, that the multiple media, multiculturality, and multimodality worked from the reality lived, intertwining the experience of dramatic events with the experiential heritages so that the participants could sustain their lived and future experiencesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEvento dramáticopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectPerejivaniept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectEngagementen_US
dc.subjectDramatic eventen_US
dc.subjectMulti-spellsen_US
dc.subjectPerejivanieen_US
dc.subjectClassroomen_US
dc.subjectPostgraduate studiesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleEventos dramáticos na educação para vida: formação engajada de professores e formadores nas aulas da Pós Graduaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Gabriela do Prado Amorim.pdf7,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.