REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vinicius Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757115077351410pt_BR
dc.contributor.advisor1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046483605366023pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T13:55:00Z-
dc.date.available2023-03-31T13:55:00Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationOliveira, Vinicius Soares de. De aluno a formador: uma vivência de agência transformativa compartilhada. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32200-
dc.description.resumoO planejamento e a ação de formação de professores deve ensejar transformações da prática pedagógica e do contexto social, político e econômico circundante.A formação crítico-colaborativa é capaz de oferecer caminhos, não fórmulas, que possibilitam aumentar o potencial agentivo dos sujeitos que assumem a responsabilidade compartilhada do processo de formação. O contexto pandêmico e as suas consequências, ainda não desbravadas em sua totalidade, impuseram desafios relevantes ao processo de formação docente. Assim, o móbile dessa investigação foi a questão: como planejar e executar, em muitas mãos, um processo de formação crítico-colaborativa, pautada em desejo de mudança social e princípios éticos-políticos? A partir da questão mobilizadora, pensou-se como objetivo: analisar, mediante procedimentos de descrição, informação, confrontação e reconstrução, as atividades de planejamento e formação propostas pelo Projeto Brincadas: o inédito viável em tempos de crise. Especificamente, focalizou-se uma live denominada “Hora da Brincada”, acerca do multiletramento engajado e o poder feminino por meio dos parâmetros da linguagem típicos da reflexão crítica. A pesquisa foi realizada, em sua maior parte, em contexto pandêmico, o que exigiu flexibilidade e criatividade. Os dados foram obtidos na supracitada “Hora da Brincada” como observador e na construção coletiva de proposta didática com colegas pesquisadores participantes da disciplina de “Multiletramento Engajado: na Formação de Educadores e de Formadores”. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia proposta por Liberali (2018) a partir da linguagem da reflexão crítica e de seus atos, a saber, descrever, informar, confrontar e reconstruir. Como referencial teórico, adotou-se o materialismo histórico-dialético, a noção de agência transformativa compartilhada e a perspectiva de formação crítico-colaborativa. Os resultados apontam para a necessidade de expandir os processos de planejamento e ação formativa para além da linguagem técnica, práticas de transmissão de informação, incorporando aspectos éticos, políticos e o desejo de transformação socialpt_BR
dc.description.abstractThe planning and action of teacher education should lead to transformations in pedagogical practice and in the surrounding social, political and economic context. The pandemic context and its consequences, not yet fully understood, have imposed relevant challenges to the teacher education process. Thus, the main question of this investigation was the question: how to plan and execute, in many hands, a critical-collaborative training process, based on the desire for social change and ethical-political principles, whether in a face-to-face or remote model? Based on the mobilizing question, we thought of the objective as being: to analyze, through procedures of description, information, confrontation, and reconstruction, the planning and training activities proposed by the "Projeto Brincadas: o inédito viável em tempos de crise". Specifically, we focused on a live called "Hora da Brincada", about engaged multiliteracy and feminine power through the parameters of language typical of critical reflection. The research was mostly conducted in a pandemic context, which required flexibility and creativity. The data were obtained in the aforementioned "Hora da Brincada" as an observer and in the collective construction of a didactic proposal with fellow researchers participating in the discipline of "Engaged Multiliteracy: in the Training of Educators and Trainers". The data analysis was performed from the methodology proposed by Liberali (2018) from the language of critical reflection and its acts, namely, describe, inform, confront, and reconstruct. As a theoretical reference, the historical-dialectical materialism, the notion of shared transformative agency, and the perspective of critical-collaborative training were adopted. The results point to the need to expand the processes of planning and formative action beyond the technical language, information transmission practices, incorporating ethical and political aspects and the desire for social transformationen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHora da Brincadapt_BR
dc.subjectMultiletramento engajadopt_BR
dc.subjectFormação crítico-colaborativapt_BR
dc.subjectAgência transformativa compartilhadapt_BR
dc.subject“Hora da Brincada”en_US
dc.subjectEngaged multiliteracyen_US
dc.subjectCritical-collaborative educationen_US
dc.subjectShared transformative agencyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDe aluno a formador: uma vivência de agência transformativa compartilhadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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