REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorPenteado, Maria Emiliana Lima
dc.contributor.advisor1Melo, Maria Lúcia de Almeida
dc.date.accessioned2023-02-28T22:38:20Z-
dc.date.available2023-02-28T22:38:20Z-
dc.date.issued2011-01-10
dc.identifier.citationPenteado, Maria Emiliana Lima. Aborrescente: aborrecido ou em busca de autoria? investigação sobre o significado atribuído por adolescentes a diferentes espaços educacionais. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31121-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa voltada para investigar o significado atribuído por adolescentes a diferentes espaços educacionais. Foi realizada com sete sujeitos adolescentes, estudantes de uma escola pública municipal, situada na periferia de São Paulo em um Centro Educacional Unificado - CEU. Os adolescentes fazem parte de um projeto denominado Alunos Monitores do CEU, que tem como objetivo o protagonismo juvenil. A pesquisa utilizou o enfoque fenomenológico e psicopedagógico. Utilizou-se da Fenomenologia por se tratar de uma investigação do vivido e da Psicopedagogia para subsidiar a compreensão e reflexão dos fenômenos revelados. O embasamento teórico da pesquisa está na leitura de autores como M. Merleau-Ponty, Joel Martins, Yolanda Forghieri, Vitória Helena C. Espósito, Maria Aparecida V. Bicudo, Mauro Martins Amatuzzi, Ernest Keen, Jean Piaget, Sara Paín, Alicia Fernández e Maria Lúcia de A. Melo, entre outros. A pesquisa procurou revelar como os adolescentes significam os espaços educacionais por onde transitam. Os estudantes relataram por escrito como se sentem, o que pensam e como agem nesses espaços, ou melhor, o que significam para eles os diferentes espaços educacionais. Os resultados da pesquisa revelaram que os estudantes significam os diferentes espaços educacionais como sendo especialmente significativos, potencialmente significativos e menos significativos. Os espaços especialmente e potencialmente significativos foram assim reconhecidos por ganharem maior destaque nos discursos, como sendo os melhores, especiais ou possibilitadores de algo em potencial. Os espaços menos significativos foram identificados por não assumirem, na maioria dos discursos, destaque ou dimensões tão consideráveis em relação aos considerados especiais ou potenciaispt_BR
dc.description.abstractThis work is about the research qualitative focused to inquire the signification attributed by adolescents to different educational spaces. Was maked with seven subjects teenagers, students by school govern municipal, located on the outskirts of Sao Paulo in an education center – CEU. There adolescents belong to the project named “Students Monitors CEU”, where the purpose the protagonist young. The research used and get phenomenological and psychopedagogical. Was used phenomenology as it is an investigation of the lived and Psychoeducation to support the understanding and reflection and compression of the phenomena revealed. The theoretical research is in the reading of authors such as M. Merleau-Ponty, Joel Martins, Yolanda Forghieri, Victoria Helena C. Espósito, Maria Aparecida V. Bicudo, Mauro Martins Amatuzzi, Ernest Keen, Jean Piaget, Sara Pain, Alicia Fernández and Maria Lúcia de A. Melo, between others. The research try to reveal how teenagers do the educational spaces through which they travel. Students reported in writing how they feel, what they think and how they act in these spaces, or rather, what they mean for the different educational activities. The survey results revealed that students do the different educational areas as being particularly significant, potentially significant and least significant. The spaces especially and potentially significant were well recognized to win more highlighted in the speeches, as being the betters, specials or enablers of something in potential. The spaces less significant was identify for not taking in majority of discourse, position, or dimensions so considerable in relationship to consider special or potencialen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEspecialmentept_BR
dc.subjectPotencialmentept_BR
dc.subjectPhenomenologyen_US
dc.subjectSpaceen_US
dc.subjectEspeciallyen_US
dc.subjectPotentiallyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAborrescente: aborrecido ou em busca de autoria? investigação sobre o significado atribuído por adolescentes a diferentes espaços educacionaispt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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