REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30975
Tipo: Dissertação
Título: O uso da Documentação Pedagógica pela CP para a formação docente
Título(s) alternativo(s): The pedagogical coordinator’s use of Pedagogical Documents for teacher training purposes
Autor(es): Pressinoti, Patricia dos Anjos
Primeiro Orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar as necessidades formativas das Coordenadoras Pedagógicas dos CEI da DRE São Miguel em relação ao significado e ao uso da Documentação Pedagógica (fotos, vídeos e descrições escritas) no processo de formação de seus professores, entendendo-a como instrumento que fornece informações para apoiar a escrita do Relatório de Acompanhamento da Aprendizagem Individual. Foram propostos os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar os princípios norteadores que devem ser usados para análise da Documentação Pedagógica, tais como: a valorização das capacidades infantis, a escuta sensível do professor, a participação de bebês e crianças no processo documentativo, a organização dos contextos de aprendizagem; (2) Discutir a importância da produção de uma Documentação Pedagógica (vídeos, fotos e transcrições escritas) de qualidade, com o propósito de apoiar a reflexão, a interpretação e o planejamento de experiências de continuidade para bebês e crianças. Esta dissertação defende o uso da Documentação Pedagógica como uma estratégia formativa, capaz de apoiar a reflexão docente acerca das capacidades infantis e contribuir com a escrita de relatórios sobre o desenvolvimento de bebês e crianças. Seis Coordenadoras Pedagógicas de CEI da Diretoria Regional de Ensino de São Miguel participaram deste estudo. A fundamentação teórica está em conformidade com os documentos norteadores da Educação Infantil, além de autores que dedicados a compreender o papel do Coordenador Pedagógico no processo formativo dos professores, tais como Almeida e Placco, bem como aportes de autores que tratam da Documentação Pedagógica, como Fochi, Rinaldi, Vecchi e Madalena Freire. Dentre os principais achados desta pesquisa destacam-se: (1) a importância de a Coordenadora Pedagógica saber reconhecer as competências de bebês e crianças; (2) a relevância do uso da Documentação Pedagógica no processo formativo dos professores; (3) a Coordenadora Pedagógica como agente que favorece o estudo sobre a Documentação Pedagógica; (4) as necessidades formativas das Coordenadoras Pedagógicas para o uso da Documentação Pedagógica. Espera-se que o estudo apresentado contribua para o debate do uso da Documentação Pedagógica no processo formativo dos professores da Educação Infantil para serem capazes de colocar no centro de suas ações os bebês e crianças
Abstract: This research aims to identify training needs of pedagogical coordinators of Early Childhood education schools in the neighborhood of São Miguel about the meaning and uses of Pedagogical Documents (photos, videos and written reports) during teacher training processes, as we understand as instruments to provide information that support the writing of students’ Individual Learning Follow-up Report (Relatório de Acompanhamento da Aprendizagem Individual). Specific objectives were: (1) to identify guiding principles that must be used for analyzing Pedagogical Documents such as: appreciation for children’s capacities, teachers’ sensitive listening, babies’ and toddlers’ participation during documentation process, organization of learning contexts; (2) to discuss the importance of producing quality Pedagogical Documents, to support reflection, interpretation and planning of continuous experiences with babies and toddlers. We defend the use of Pedagogical Documents as a training strategy that is capable of supporting teachers’ reflection about children’s abilities and the writing of babies and toddlers’ development reports. Six pedagogical coordinators participated of this study. Theoretical framework was based on early Childhood education oficial documents, on authors that study the role of pedagogical coordinators in teacher training, such as Almeida and Placco, and on researchers that study Pedagogical Documents, such as Fochi, Rinaldi, Vecchi and Madalena Freire. Some of the findings of this research show: (1) the importance of the pedagogical coordinator’s acknowledgement of babies’ and toddlers’ abilities; (2) the use of Pedagogical Documents is relevant in teacher training; (3) the pedagogical coordinator has an important role in favoring the study of Pedagogical Documents; (4) the pedagogical coordinators’ training needs for the use of Pedagogical Documents. We expect that this study contribute with the debate of the use of Pedagogical Documents during the training process of Early childhood education teachers, so they are capable of making babies and toddlers the core of their actions
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação docente
Documentação pedagógica
Coordenadora Pedagógica
Coordenador Pedagógico
Early childhood education
Teacher training
Pedagogical documents
Pedagogical coordinator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Pressinoti, Patricia dos Anjos. O uso da Documentação Pedagógica pela CP para a formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30975
Data do documento: 7-Nov-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia dos Anjos Pressinoti.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.