REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMadi Filho, José Maurício Ismael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0354428769599630pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini, Katya Mitsuko Zuquim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346391673249451pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:51:43Z-
dc.date.available2023-02-03T14:51:43Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationMadi Filho, José Maurício Ismael. Frei Germano de Annecy (1822-1890): lugares, saberes e práticas. 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30940-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta a vida, obra e práticas docentes de Frei Germano de Annecy (1822- 1890), capuchinho, natural de Annecy, que viveu no Brasil de 1858 a 1890. De 1858 a 1878, integrou o corpo docente do Seminário Episcopal de São Paulo, então dirigido pelos capuchinhos de Savóia. Posteriormente residiu nas cidades de Franca e Uberaba, respectivamente, e faleceu em 1890 quando intentava voltar à França. No Brasil, frei Germano foi professor de Matemáticas, de Física e de Astronomia, além de projetor de relógios de Sol. É tido como o pioneiro na organização de Gabinetes de Física e na organização de observatórios do clima e do espaço na província de São Paulo, o que o levou a publicar centenas de boletins meteorológicos e dezenas de artigos ou notas a respeito de efemérides astronômicas. Pergunta-se: Quais eram os saberes e as práticas de frei Germano e Annecy? Procura-se saber o que e como ensinava e o que os seus objetos e instrumentos científicos revelam sobre suas práticas científicas, além de como desenvolveu aptidão pelo gosto científico e como suas atividades revelam as relações entre a ciência e a Igreja no século XIX. Trata-se de uma pesquisa que intersecciona a história das ciências e do ensino de ciências sob a perspectiva de uma biografia histórica. As discussões tecidas por Le Goff e Dosse a respeito desse gênero contribuem para a construção do tema, porém a pesquisa conta particularmente com o suporte teóricometodológico advindo da micro-história a partir de autores como Ginzburg e Levi. Essa pesquisa mobilizou um conjunto documental amplo e variado tais como documentação referente à formação disciplinar dos capuchinhos em Savóia, artigos publicados pela revista da Real Academia de Chambéry, informes relatando as aulas disponíveis no Seminário Episcopal, documentos burocráticos e pessoais a respeito da missão dos capuchinhos de Savóia no Brasil, fotografias, gravuras, cartas, boletins meteorológicos, publicações a respeito de efemérides astronômicas, relatos biográficos e homenagens póstumas a frei Germano de Annecy. Além da abordagem advinda da micro-história, esse conjunto documental é analisado com base nas discussões historiográficas pertinentes à história das ciências e do ensino de ciências e nas contribuições teórico-metodológicas referentes à cultura material e cultura material escolar, presentes em autores como Aubin, Besse, Braghini, Daston, Escolano Benito, Meloni, Munakata, entre outros. Palavras-chave: Frei Germano de Annecy; Observatório do Seminário Episcopal; Cultura Material e Cultura Material Escolar; História das Ciências e do Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThe research presents the life, work and teaching practices of Fray Germano of Annecy (1822-1890), a capuchin, born in Annecy, who lived in Brazil from 1858 to 1890. From 1858 to 1878, he was part of the teaching staff of the Episcopal Seminary of Sao Paulo. Thereafter he lived in the cities of Franca and Uberaba, respectively, and died in 1890 while attempting to return to his home country, France. Fray Germano was a Mathematics, Physics and Astronomy professor, as well as a sundial projector. He is considered being the pioneer of the Physics Department and was responsible for the weather and space observatories in the province of São Paulo, which led him to publish hundreds of meteorological bulletins and dozens of articles and notes about astronomical ephemeris.The question is: What were the knowledge and practices of Fray Germano of Annecy? This investigation seeks to know what and how he taught and what his scientific objects and instruments reveal about his scientific practices, as well as how he developed an aptitude for scientific taste and how his activities reveal the relationship between science and the Church in the 19th century. This research intersects the history of science and the education of science from a historical perspective. The discussions made by Le Goff and Dosse about this genre contribute to the construction of the theme, but the research relies particularly on the theoretical-methodological support arising from microhistory raised by authors such as Ginzburg and Levi. It also mobilized a wide and varied set of documents, such as documentation regarding the disciplinary formation of Savoia's Capuchin, articles published by the magazine of the Royal Academy of Chambéry, reports describing the classes available at the Episcopal Seminary, bureaucratic and personal documents regarding the mission of the Capuchins of Savoia in Brazil, photographs, engravings, letters, meteorological bulletins, publications on astronomical events, biographical reports and posthumous tributes to Fray Germano of Annecy.Besides the micro-history approach, this set of documents is analyzed based on historiographical discussions relevant to the history of science , science teaching and on theoreticalmethodological contributions referring to material culture and school material culture, present in authors such as Aubin, Besse, Braghini, Daston, Escolano Benito, Meloni, Munakata, among othersen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrei Germano de Annecypt_BR
dc.subjectObservatório do Seminário Episcopalpt_BR
dc.subjectCultura Material e Cultura Material Escolarpt_BR
dc.subjectHistória das Ciências e do Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFray Germano de Annecyen_US
dc.subjectObservatory of the Episcopal Seminaryen_US
dc.subjectMaterial Culture and School Material Cultureen_US
dc.subjectHistory of Science and Science Teachingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFrei Germano de Annecy (1822-1890): lugares, saberes e práticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Mauricio Ismael Madi Filho.pdf8,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.