Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30858Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sá, Cristiane Freire de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2101386940398110 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freire, Maximina Maria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3673007161789295 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:48:55Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-30T18:48:55Z | - |
| dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| dc.identifier.citation | Sá, Cristiane Freire de. Educadores e Role-Playing Game (RPG): um estudo sobre design de experiências lúdicas on-line. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30858 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar, descrever e interpretar a experiência lúdica vivenciada por quatorze educadores no curso on-line, denominado Laboratório de Cultura e Linguagem Lúdica na Aprendizagem, desenhado a partir dos elementos do RPG (Role-Playing Game) e fundamentado no Design Educacional Complexo (DEC) desenvolvido por Freire (2013). Visando atingir esse propósito, foram utilizados os suportes teóricos fornecidos pela concepção de experiência lúdica de Salen (2008), Salen e Zimmermann (2012a, 2012b), e pela perspectiva da ecologia da ação de Morin (2015). Os trabalhos sobre experiência educativa de Dewey (1929, 1953, 1959, 1971, 2008,2010) e de Varela, Thompson e Rosch (2003), e sobre o lúdico na formação humana teorizados por Huizinga (2010), Benjamin (2009, 2018a, 2018b), Maturana (1998) e Maturana e Zoller (2004) são, também, fundamentos relevantes neste estudo. Esta pesquisa tem seus procedimentos de textualização e tematização embasados na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa, proposta por Freire (2010, 2012, 2017). O curso em foco se desenvolveu no contexto extensionista do Centro de Referência em Educação a Distância (CEAD), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), sendo o material gerado ao longo das interações interpretado de acordo com o referencial metodológico selecionado. As descobertas realizadas neste estudo possuem potencial para contribuir com propostas de design educacional que se orientem também por elementos lúdicos para criar experiências lúdicas educativas, podendo basear-se no sistema de RPG educativo desenvolvido na investigação, denominado LórDE (Laboratório de Design Educativo) | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research aims to investigate, describe, and interpret the ludic experience lived by fourteen educators in the course named Laboratory of Culture and Ludic Language in Learning, designed from elements of the Role-Playing Game (RPG) and grounded on the Complex Educational Design (CED) developed by Freire (2013). To achieve this purpose, the theoretical supports provided by Salen's (2008), Salen and Zimmermann's (2012a, 2012b) conception of ludic experience, and Morin's (2015) ecology of action perspective were used. The works on educational experience written by Dewey (1929, 1953, 1959, 1971, 2008,2010) and by Varela, Thompson, and Rosch (2003), and about the ludic elements on human development theorized by Huizinga (2010), Benjamin (2009, 2018a, 2018b), Maturana (1998), and Maturana and Zoller (2004) were also relevant foundations in this study. This research has its textualization and thematization procedures grounded on the Complex HermeneuticPhenomenological Approach (CHPA), proposed by Freire (2010, 2012, 2017). The course on focus was developed in the extensionist context of the Distance Education Reference Center (CEAD) of the Federal Institute of São Paulo (IFSP), and the material generated throughout the interactions was interpreted according to the methodological framework selected. The outcomes of this study have the potential to contribute to educational design models guided by ludic elements to create educational ludic experiences, being able to be based on the educative RPG system developed by this research, named LórDe (Educational Design Lab) | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Experiência lúdica | pt_BR |
| dc.subject | Experiência educativa | pt_BR |
| dc.subject | Design educacional complexo | pt_BR |
| dc.subject | Role-Playing Game | pt_BR |
| dc.subject | Ecologia da ação | pt_BR |
| dc.subject | Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa | pt_BR |
| dc.subject | Ludic experiences | en_US |
| dc.subject | Educative experiences | en_US |
| dc.subject | Complex educational design | en_US |
| dc.subject | Role-Playing Game | en_US |
| dc.subject | Ecology of action | en_US |
| dc.subject | Complex hermeneutic-phenomenological approach | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
| dc.title | Educadores e Role-Playing Game (RPG): um estudo sobre design de experiências lúdicas on-line | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cristiane Freire de Sá.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

