REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Cristiane Freire de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2101386940398110pt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3673007161789295pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-30T18:48:55Z-
dc.date.available2023-01-30T18:48:55Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.citationSá, Cristiane Freire de. Educadores e Role-Playing Game (RPG): um estudo sobre design de experiências lúdicas on-line. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30858-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar, descrever e interpretar a experiência lúdica vivenciada por quatorze educadores no curso on-line, denominado Laboratório de Cultura e Linguagem Lúdica na Aprendizagem, desenhado a partir dos elementos do RPG (Role-Playing Game) e fundamentado no Design Educacional Complexo (DEC) desenvolvido por Freire (2013). Visando atingir esse propósito, foram utilizados os suportes teóricos fornecidos pela concepção de experiência lúdica de Salen (2008), Salen e Zimmermann (2012a, 2012b), e pela perspectiva da ecologia da ação de Morin (2015). Os trabalhos sobre experiência educativa de Dewey (1929, 1953, 1959, 1971, 2008,2010) e de Varela, Thompson e Rosch (2003), e sobre o lúdico na formação humana teorizados por Huizinga (2010), Benjamin (2009, 2018a, 2018b), Maturana (1998) e Maturana e Zoller (2004) são, também, fundamentos relevantes neste estudo. Esta pesquisa tem seus procedimentos de textualização e tematização embasados na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa, proposta por Freire (2010, 2012, 2017). O curso em foco se desenvolveu no contexto extensionista do Centro de Referência em Educação a Distância (CEAD), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), sendo o material gerado ao longo das interações interpretado de acordo com o referencial metodológico selecionado. As descobertas realizadas neste estudo possuem potencial para contribuir com propostas de design educacional que se orientem também por elementos lúdicos para criar experiências lúdicas educativas, podendo basear-se no sistema de RPG educativo desenvolvido na investigação, denominado LórDE (Laboratório de Design Educativo)pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate, describe, and interpret the ludic experience lived by fourteen educators in the course named Laboratory of Culture and Ludic Language in Learning, designed from elements of the Role-Playing Game (RPG) and grounded on the Complex Educational Design (CED) developed by Freire (2013). To achieve this purpose, the theoretical supports provided by Salen's (2008), Salen and Zimmermann's (2012a, 2012b) conception of ludic experience, and Morin's (2015) ecology of action perspective were used. The works on educational experience written by Dewey (1929, 1953, 1959, 1971, 2008,2010) and by Varela, Thompson, and Rosch (2003), and about the ludic elements on human development theorized by Huizinga (2010), Benjamin (2009, 2018a, 2018b), Maturana (1998), and Maturana and Zoller (2004) were also relevant foundations in this study. This research has its textualization and thematization procedures grounded on the Complex HermeneuticPhenomenological Approach (CHPA), proposed by Freire (2010, 2012, 2017). The course on focus was developed in the extensionist context of the Distance Education Reference Center (CEAD) of the Federal Institute of São Paulo (IFSP), and the material generated throughout the interactions was interpreted according to the methodological framework selected. The outcomes of this study have the potential to contribute to educational design models guided by ludic elements to create educational ludic experiences, being able to be based on the educative RPG system developed by this research, named LórDe (Educational Design Lab)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência lúdicapt_BR
dc.subjectExperiência educativapt_BR
dc.subjectDesign educacional complexopt_BR
dc.subjectRole-Playing Gamept_BR
dc.subjectEcologia da açãopt_BR
dc.subjectAbordagem hermenêutico-fenomenológica complexapt_BR
dc.subjectLudic experiencesen_US
dc.subjectEducative experiencesen_US
dc.subjectComplex educational designen_US
dc.subjectRole-Playing Gameen_US
dc.subjectEcology of actionen_US
dc.subjectComplex hermeneutic-phenomenological approachen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleEducadores e Role-Playing Game (RPG): um estudo sobre design de experiências lúdicas on-linept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Freire de Sá.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.