Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30857
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compreensão de leitura na abordagem cognitiva: uma revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Mariano, Clarissa Camilo |
Primeiro Orientador: | Maluf, Maria Regina |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a Compreensão da Leitura, publicada em periódicos brasileiros, entre os anos 2012 e 2021, com o propósito de a) mapear as pesquisas brasileiras recentes sobre compreensão de leitura com foco nas ciências cognitivas da leitura; b) classificá-las quanto ao tipo de metodologia e categorizar os artigos, quando de pesquisas empíricas, considerando o escopo de investigação, se voltado à decodificação ou às habilidades de compreensão; c) caracterizar os participantes das pesquisas empíricas, identificando a que ciclo do Ensino Fundamental pertencem, bem como se há possíveis diferenças de desempenho entre os gêneros feminino e masculino; d) buscar identificar as características dos sistemas de avaliação da compreensão leitora (testes e questionários) dos artigos de pesquisas empíricas e das intervenções passíveis de serem reproduzidas pedagogicamente; e e) apontar áreas potenciais para o desenvolvimento do tema. Para buscar atender aos objetivos expostos quanto ao objeto de estudo desta pesquisa, foi realizada busca nas bases de dados Scientifc Eletronic Library Online (Scielo) e Periódicos em Psicologia (Pepsic). O levantamento bibliográfico localizou sessenta e um (61) artigos, sendo (20) vinte elegíveis para o corpus deste trabalho. Os resultados indicam que os estudos sobre a compreensão da leitura de estudantes do Ensino Fundamental II são ainda incipientes; pesquisas voltadas para um programa de intervenção pedagógica tem ampla possibilidade de desenvolvimento inclusive quanto à investigação sobre como a compreensão leitura progride entre os anos escolares e entre gêneros; que é imprescindível o desenvolvimento de construtos avaliativos da compreensão leitora com maior validade; e que é necessária a promoção de diálogo entre o campo educacional e a área de estudos a que se filiam, como a Psicologia Cognitiva, para que haja maior troca e a ampliação dos conhecimentos baseados em evidências |
Abstract: | This research aimed to carry out a systematic review of the literature on Reading Comprehension, published in Brazilian journals, between 2012 and 2021, with the purpose of a) mapping recent Brazilian research on reading comprehension with a focus on the cognitive sciences of reading; b) classifying them according to the type of methodology and for empirical research articles categorizing them based on the scope of investigation, whether the article focuses on decoding or comprehension skills; c) characterizing the participants of the empirical research, identifying which year of Elementary Education they belong to, as well as if there are possible differences in performance between the female and male genders; d) seeking to identify the characteristics of reading comprehension assessment systems (tests and questionnaires) of empirical research articles and interventions that can be pedagogically reproduced; and e) pointing out potential areas for the development of the theme. To meet the stated objectives of this research, a search was carried out in the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the Periodicals in Psychology (Pepsic) databases. The bibliographic survey found sixty-one (61) articles, twenty (20) of which were eligible for the corpus of this work. The results indicate that studies on the reading comprehension of Elementary School II students are still incipient; research aimed at a pedagogical intervention program has ample scope for development, including research on how reading comprehension progresses between school years and between genders; that it is essential to develop evaluations of reading comprehension with greater validity; and that it is necessary to promote dialogue between the educational field and the areas of studies to which they are affiliated, such as Cognitive Psychology, so that there is greater exchange and expansion of evidence-based knowledge |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Ensino Fundamental Ciência da leitura Cognição Reading comprehension Elementary School Reading science Cognition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Mariano, Clarissa Camilo. Compreensão de leitura na abordagem cognitiva: uma revisão sistemática da literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30857 |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clarissa Camilo Mariano.pdf | 786,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.