REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Evanilza Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206161651655421pt_BR
dc.contributor.advisor1Passarelli, Lílian Maria Ghiuro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1266427942692895pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-30T18:48:41Z-
dc.date.available2023-01-30T18:48:41Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationSilva, Evanilza Ferreira da. Mediação pedagógica: desafios no ensino da produção textual escrita em Língua Portuguesa. 2022. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30827-
dc.description.resumoA mediação é um tema que há tempos vem sendo discutido no meio acadêmico. No entanto, grande parte das produções estão voltadas para o trabalho com leitura ou com as tecnologias digitais no que concerne ao ensino a distância. A presente tese tem como tema a mediação pedagógica como ação crítica potencializadora de intervenções no ensino de produção textual escrita em Língua Portuguesa. Considerase que a mediação pedagógica, quando exercida satisfatoriamente, engajada pela intencionalidade do professor, orienta e impulsiona a construção do conhecimento em relação ao ensino do texto escrito pela perspectiva processual. Assim, parte da hipótese de que as ações do professor, bem como os elementos mediadores por ele utilizados, de modo intencional, propiciam um processo de desequilibração/reequilibração mental no estudante, implicando a construção de novos conhecimentos e o seu desenvolvimento. Aventamos também que, pelo estabelecimento de elementos mediadores relacionados às experiências socioculturais do estudante, utilizando a linguagem como instrumento de mediação, o professor contribui para que o aprendiz veja sentido no objeto estudado e se aproprie de conhecimentos históricos e culturais, que modifiquem suas ações e seu comportamento humano. Partindo dessas ideias, esta tese tem como objetivo geral examinar, com base na noção de mediação pedagógica proposta por Vygotsky, a mediação docente como instrumento potencializador do ensino de produção textual escrita em Língua Portuguesa. Tem como objetivos específicos verificar, no corpus selecionado, ações que reflitam o papel do mediador pedagógico no ensino de produção textual escrita em Língua Portuguesa; identificar aspectos sociointeracionais atenuadores das dificuldades dos estudantes, em atividades de mediação pedagógica, no processo de produção textual escrita em Língua Portuguesa e ampliar a concepção vygostskyana de mediação, integrando a ela fatores determinantes na forma de o estudante agir, de pensar criticamente e de apropriar-se de conhecimentos, que interferem em sua produção textual escrita. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e foi realizada uma entrevista grupal semiestruturada com seis professores do 5º ano do Ensino Fundamental I acerca de suas práticas de ensino da produção textual escrita em Língua Portuguesa. Como base para reflexão e análise de dados, estabeleceu-se a ideia de mediação concebida por Vygotsky (1991), de ensino processual da escrita estabelecido por Hayes & Flower (1980); Passarelli (2012); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Santos Riche e Teixeira (2013) e de sociointeracionismo sustentando a concepção de linguagem e de ensino de Língua Portuguesa, entre outros autores. Como resultados da pesquisa que deu origem a este trabalho, compreendemos que as professoras entrevistadas reconhecem a importância do ensino processual da escrita e se esforçam para realizar a mediação pedagógica de modo a atenuar as dificuldades dos estudantes. Nas etapas do processo da escrita que as docentes mais se apropriaram, percebemos a intencionalidade pedagógica. Alunos e professoras desenvolvem uma mediação coletiva, na atividade de revisão textual, tendo como princípio a interação e a dialogicidade. Na concepção de mediação, ainda está presente a ideia de “passar” informações. Os desafios no ensino do texto escrito refletem a necessidade de aprofundamento de estudo e de discussões acerca da escrita como processo. Sendo assim, conclui-se que já se tem um caminho percorrido no que se refere à mediação e ao ensino processual do texto. Todavia, a mediação será ofertada de maneira reflexiva aos estudantes quando os docentes se apropriarem de todo o processo que envolve o ato de escreverpt_BR
dc.description.abstractMediation is a topic that has long been discussed in academia. However, most of the productions are focused on reading or digital technologies with regard to distance learning. The present thesis has as its theme pedagogical mediation as a critical action that enhances interventions in the teaching of written textual production in Portuguese. It considers that pedagogical mediation, when exercised satisfactorily engaged by the intentionality of the teacher, guides and drives the construction of knowledge in relation to the teaching of the text written from the procedural perspective. Thus, it is based on the hypothesis that the actions of the teacher, as well as the mediating elements used by him, intentionally, provide a process of mental imbalance/rebalancing in the student, implying the construction of new knowledge and its development. We also hope that, by establishing mediating elements related to the student's sociocultural experiences, using language as an instrument of mediation, the teacher contributes to the learner seeing meaning in the object studied and appropriate historical and cultural knowledge, which modify their actions and their human behavior. Based on these ideas, this thesis has as its general objective to examine, based on the notion of pedagogical mediation proposed by Vygotsky, the teaching mediation as a potentiating instrument of the teaching of written textual production in Portuguese. Its specific objectives are to verify, in the selected corpus , actions that reflect the role of the pedagogical mediator in the teaching of written textual production in Portuguese language; to identify socio-interactional aspects attenuating the difficulties of students, in pedagogical mediation activities, in the process of textual production written in Portuguese language and to broaden the Vygostsky's conception of mediation, integrating to it determining factors in the way the student acts, to think critically and to appropriate knowledge, which interferes in its written textual production. For this, bibliographic research was carried out on the subject and a semi-structured group interview was conducted with six teachers of the 5th year of Elementary School I about their teaching practices of textual production written in Portuguese. As a basis for reflection and data analysis, the idea of mediation conceived by Vygotsky (1991) of procedural teaching of writing established by Hayes & Flower (1980) was established; Passarelli (2012); Dolz, Gagnon and Decandium (2010); Santos Riche and Teixeira (2013) and sociointeractionism supporting the conception of language and teaching of Portuguese language. among others. As results, it was obtained that the interviewed teachers recognize the importance of the procedural teaching of writing and strive to perform pedagogical mediation in order to mitigate the difficulties of the students. In the stages of the writing process, the teachers most appropriated, pedagogical intentionality is perceived. Students and teachers develop a collective mediation, in the activity of textual review, having as principle the interaction and dialogicity. In the conception of mediation is still present the idea of "passing" information. The challenges in teaching the written text reflect the need to deepen study and discussions about writing as a process. Thus, it is concluded that there has already been a path taken with regard to mediation and the procedural teaching of the text. However, mediation will be better offered to students when teachers appropriate the entire process that involves the act of writingen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectProdução textual escritapt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectPedagogical mediationen_US
dc.subjectWritten textual productionen_US
dc.subjectTeaching actionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleMediação pedagógica: desafios no ensino da produção textual escrita em Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTesept_BR
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