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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Aflalo, Lia Rodés | - |
dc.contributor.advisor1 | Tosta, Rosa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:39:13Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T11:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Aflalo, Lia Rodés. A biblioterapia como auxílio na vivência do adoecimento em crianças hospitalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30755 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca investigar os aspectos teóricos da biblioterapia e sua contribuição prática no que diz respeito a crianças hospitalizadas. O objetivo de tal investigação é compreender em que medida a biblioterapia pode auxiliar crianças na vivência do adoecimento e investigar a relação entre esta prática e os conceitos de transicionalidade e experiência cultural discutidos por Donald Woods Winnicott. Tratase de um trabalho teórico no qual foi realizada uma revisão de literatura sobre a hospitalização infantil, humanização hospitalar e sobre a importância da brincadeira na infância com o intuito de embasar a discussão sobre o auxílio da biblioterapia em crianças que se encontram internadas. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de transicionalidade e experiência cultural discutidos por Winnicott, com a finalidade de investigar a aproximação da atividade de biblioterapia de tais conceitos. A partir das discussões presentes neste trabalho, foi possível constatar a necessidade da realização de atividades complementares ao tratamento médico, que auxiliem a criança hospitalizada a vivenciar o adoecimento de forma menos traumática. Reconheceu-se também o valor da atividade de biblioterapia principalmente pela possibilidade de entendimento do paciente em relação ao adoecimento e à hospitalização, através da oportunidade de expressão subjetiva e de criação de sua própria narrativa, podendo representar uma experiência cultural | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Biblioterapia | pt_BR |
dc.subject | Hospitalização infantil | pt_BR |
dc.subject | Humanização hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Transicionalidade | pt_BR |
dc.subject | Experiência cultura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A biblioterapia como auxílio na vivência do adoecimento em crianças hospitalizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIA RODÉS AFLALO - TCC.pdf Restricted Access | 616,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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