REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30262
Tipo: Dissertação
Título: O gestor, o currículo e o itinerário formativo do professor: um diálogo entre a gestão e a formação
Título(s) alternativo(s): The manager, the curriculum and the teacher's professional development itinerary: a dialogue between management and teachers' professional development
Autor(es): Souza, Claudia Xavier da Costa
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: A presente dissertação levanta a hipótese do paradigma educacional da comunicação como caminho favorável para a interlocução entre o gestor e a formação de professores. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção do itinerário formativo de professores com base no paradigma da comunicação e, como objetivos específicos, descrever um itinerário formativo de professores e ressignificar o itinerário vivido a partir da concepção de um currículo crítico. A pesquisa realizada é predominantemente qualitativa, foi desenvolvida em período pandêmico – Covid-19 –e fundamentada na consulta de documentos institucionais e no estudo de produções acadêmicas de autores clássicos e contemporâneos, entre eles: Dewey (1953, 1959);Freire (1987); Sacristán (1998); Schön (2000); Tardif (2019);Garcia (1992, 1999); L.Bondía (2002); Imbernón (2009, 2011);Cosme (2009, 2010); Nóvoa (2000); Lück (2008,2009); Noffs (2003, 2018, 2019),que pesquisam sobre o tema. A análise considerou os anos de 2019, 2020 e 2021 e as atividades de formação vivenciadas pelos docentes do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio, de uma escola particular de São Paulo, com base nas categorias de análise: intencionalidade da ação; sensibilização à proposta; estudo e reflexão; participação e compartilhamento. Tais categorias baseiam-se nos princípios do paradigma educacional da comunicação, sua influência marcante é caracterizada pela participação direta da gestão escolar, compondo grupos de trabalho e colaborando com a construção desse percurso formativo. A comunicação, a autoria de pensamento, a qualidade das interações no espaço educativo e a flexibilidade curricular envolvidas foram pontos de destaque desta pesquisa por meio da qual temos um itinerário formativo qualificado, planejado e articulado que subsidia o professor em seu desenvolvimento pessoal e profissional
Abstract: The present dissertation raises the hypothesis of the educational paradigm of communication as a favorable way for the dialogue between the manager and teachers' professional development to take place. The general objective of this research is to analyze the construction of teachers' professional development itinerary based on the communication paradigm and, as specific objectives, to describe a professional development itinerary and to re-signify it from the conception of a critical curriculum. The research carried out is predominantly qualitative, it was developed in a pandemic period –Covid-19 –and based on the consultation of institutional documents and on the study of academic productions by classic and contemporary authors, among them: Dewey (1953, 1959);Freire (1987);Sacristán (1998);Schön (2000);Tardif (2019);Garcia (1992, 1999);L.Bondía (2002);Imbernón (2009, 2011);Cosme (2009, 2010);Nóvoa (2000);Lück ( 2008, 2009);Noffs (2003, 2018, 2019),who research on the topic. The analysis considered the years 2019, 2020 and 2021 and the professional development activities experienced by Middle School and High School teachers from a private school in São Paulo, based on the following categories of analysis: intentionality of action; awareness of the proposal; study and reflection; participation and sharing. Such categories are derived from the principles of the educational paradigm of communication. Their marked influence is characterized by the directparticipation of school management, being part of work groups and collaborating with the construction of teachers' professional development path. The highlights of this research were communication, authorship of thought, quality of interactions in the educational environment and the involved curricular flexibility through which we have a qualified, planned and articulated professional development itinerary that supports the teacher in his/her personal and professional development
Palavras-chave: Currículo crítico
Gestor pedagógico
Itinerário de formação
Paradigma da comunicação
Critical curriculum
Pedagogical manager
Teachers'
Professional development itinerary
Communication paradigm
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Souza, Claudia Xavier da Costa. O gestor, o currículo e o itinerário formativo do professor: um diálogo entre a gestão e a formação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30262
Data do documento: 16-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Xavier da Costa Souza.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.