REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValente, Adriano Felix-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6737736123994085pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemes, David de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456341463142407pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T16:10:34Z-
dc.date.available2022-11-30T16:10:34Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.citationValente, Adriano Felix. Aplicação de jogos no ensino de Geometria plana. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30252-
dc.description.resumoAs novas gerações de alunos, chamadas digitais, têm apresentado um crescente desafio aos docentes. A exposição precoce à grande quantidade de informação tem causado uma profunda mudança de comportamento nos discentes. O ensino tradicional, baseado em aulas expositivas nas quais os alunos assistem passivamente o professor apresentar conteúdos não tem atendido a esse público. Novas metodologias têm sido desenvolvidas na tentativa de alcançar os jovens através de um paradigma de ensino que retira do professor o papel de protagonista atribuindo este aos estudantes. Dentre as várias metodologias ativas existentes este trabalho destaca o Aprendizado Através de Times e o Aprendizado Através de Jogos. O primeiro é uma variação da metodologia Sala de Aula Invertida e o segundo trata do uso de jogos como auxiliares no processo ensino/aprendizado, reforçando conteúdo ou preparando para aulas futuras. É apresentada uma proposta de plano de ensino para reforço no estudo de proporções entre áreas de diferentes polígonos, seguindo as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular, especificamente as dos anos finais do ensino fundamentapt_BR
dc.description.abstractThe new generations of students, called digital, have presented a growing challenge to teachers. Early exposure to a large amount of information has caused a deep change in students' behavior. Traditional teaching, based on lectures in which students passively watch the teacher come up with content, has not comply with this audience. New methodologies have been researched in an attempt to reach young people through a teaching paradigm that takes the role of protagonist from the teacher, assigning it to the students. Among the various existing active methodologies, this work highlights Team-Based Learning and Game-Based Learning. The first is a variation of the Flipped-Classroom methodology and the second deals with the use of games supporting the teaching/learning process, reinforcing content or preparing for future classes. A proposal for a teaching plan is presented to reinforce the study of proportions between areas of different polygons, following the guidelines of the new brazilian National Curricular Common Base, specifically those of the final years of elementary schoolen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado através de timespt_BR
dc.subjectAprendizado através de jogospt_BR
dc.subjectTeam-based learningen_US
dc.subjectGame-based learningen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAplicação de jogos no ensino de Geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Felix Valente.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.