REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30252
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de jogos no ensino de Geometria plana
Autor(es): Valente, Adriano Felix
Primeiro Orientador: Lemes, David de Oliveira
Resumo: As novas gerações de alunos, chamadas digitais, têm apresentado um crescente desafio aos docentes. A exposição precoce à grande quantidade de informação tem causado uma profunda mudança de comportamento nos discentes. O ensino tradicional, baseado em aulas expositivas nas quais os alunos assistem passivamente o professor apresentar conteúdos não tem atendido a esse público. Novas metodologias têm sido desenvolvidas na tentativa de alcançar os jovens através de um paradigma de ensino que retira do professor o papel de protagonista atribuindo este aos estudantes. Dentre as várias metodologias ativas existentes este trabalho destaca o Aprendizado Através de Times e o Aprendizado Através de Jogos. O primeiro é uma variação da metodologia Sala de Aula Invertida e o segundo trata do uso de jogos como auxiliares no processo ensino/aprendizado, reforçando conteúdo ou preparando para aulas futuras. É apresentada uma proposta de plano de ensino para reforço no estudo de proporções entre áreas de diferentes polígonos, seguindo as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular, especificamente as dos anos finais do ensino fundamenta
Abstract: The new generations of students, called digital, have presented a growing challenge to teachers. Early exposure to a large amount of information has caused a deep change in students' behavior. Traditional teaching, based on lectures in which students passively watch the teacher come up with content, has not comply with this audience. New methodologies have been researched in an attempt to reach young people through a teaching paradigm that takes the role of protagonist from the teacher, assigning it to the students. Among the various existing active methodologies, this work highlights Team-Based Learning and Game-Based Learning. The first is a variation of the Flipped-Classroom methodology and the second deals with the use of games supporting the teaching/learning process, reinforcing content or preparing for future classes. A proposal for a teaching plan is presented to reinforce the study of proportions between areas of different polygons, following the guidelines of the new brazilian National Curricular Common Base, specifically those of the final years of elementary school
Palavras-chave: Aprendizado através de times
Aprendizado através de jogos
Team-based learning
Game-based learning
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Valente, Adriano Felix. Aplicação de jogos no ensino de Geometria plana. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30252
Data do documento: 27-Set-2022
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