REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30228
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Velhice e infância: linguagem e aproximação intergeracional promovendo saúde
Autor(es): Silva, Paula Araujo
Fornazieri, Renata Bindi
Primeiro Orientador: Teixeira, Denise de Oliveira
Resumo: Com o passar dos anos a expectativa de vida do brasileiro tem crescido substancialmente em função do aumento da longevidade decorrente dos avanços da medicina, fato que deveria significar o decorrente aumento da integração entre os que vivem esta fase da vida e outras gerações. Contrapondo-se a isto, estudos indicam que esta integração tem sido escassa indicando ser de fundamental importância o desenvolvimento de pesquisas e ações que visem à integração entre as gerações, entendida como fundamental para a promover a saúde. Nesta direção, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de aproximar idosos e crianças por meio de práticas discursivas, entendidas como promoção de saúde. O desenvolvimento deste estudo se deu por meio de depoimentos de idosos sobre suas lembranças sobre brincadeiras e brinquedos e sobre suas infâncias. Estes depoimentos foram gravados em fita de áudio e transcritos ortograficamente para a posterior compilação em forma de livro infantil que foi entregue às crianças de primeira série de escola estadual de ensino fundamental, localizada no município de São Paulo. Foi realizado um encontro na escola para a entrega do livro para as crianças onde idoso presente mostrou-se satisfeito em participar da atividade e principalmente de encontrar as crianças. Pudemos concluir que esta aproximação entre as gerações pode ser uma ação promotora de saúde e beneficiar ambos. Assim, este trabalho pretende fomentar a continuidade de estudos e ações fonoaudiológicas em torno de práticas discursivas que promovam a aproximação entre idosos e crianças
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Intergeracional
Velhice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Silva, Paula Araujo; Fornazieri, Renata Bindi. Velhice e infância: linguagem e aproximação intergeracional promovendo saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30228
Data do documento: 1-Dez-2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Araujo Silva, Renata Bindi Fornazieri - TCC.pdf10,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.