REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Daimier Gomes do
dc.contributor.advisor1Kolyniak Filho, Carol
dc.date.accessioned2022-11-11T21:30:20Z-
dc.date.available2022-11-11T21:30:20Z-
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationNascimento, Daimier Gomes do. A influência do desenvolvimento motor nos processos de aprendizagem em sala de aula. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30054-
dc.description.resumoO projeto interdisciplinar aqui apresentado é resultado de uma parceria estabelecida nas disciplinas de Educação Física Escolar e na Pedagogia. Este trabalho está embasado na concepção de que a motricidade está presente na formação do ser humano e no processo de aprendizagem, proposto aos alunos do 4º ano de uma Escola pertencente a uma fundação no interior de São Paulo. A priori foram observadas quais as reais necessidades dos educandos, nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Através desse instrumento avaliativo, foi possível verificar que dos vinte e sete alunos, seis necessitavam aprimorar a coordenação motora fina, com o foco no traçado correto das letras; a partir disto e no desenvolvimento do projeto foi necessário e possível trabalharmos com a tonicidade, a equilibração, a lateralidade, a noção de corpo, a estruturação espaço-temporal, a praxia global, e a praxia fina e também os conceitos e os valores: a atenção, a concentração, o respeito a si, o respeito aos outros, o respeito às regras, a cooperação e a participação. Foi possível verificar mudanças positivas na turma nos aspectos da organização em sala de aula, do entendimento da volta à calma, da lateralidade, da coordenação motora fina ao desenvolver atividades manipulativas. Consideramos ter atingido os resultados almejados, sendo que a maioria dos alunos obteve um avanço dentro do dos objetivos traçados. Dado o reconhecimento da importância que este projeto teve, sente-se a necessidade que o mesmo continue a ser realizado possibilitando desenvolver novas investigações e contribuições para estese demais alunos desta escolapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotricidadept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA influência do desenvolvimento motor nos processos de aprendizagem em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daimier Gomes do Nascimento.pdf492,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.