Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Daimier Gomes do | |
dc.contributor.advisor1 | Kolyniak Filho, Carol | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T21:30:20Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T21:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-28 | |
dc.identifier.citation | Nascimento, Daimier Gomes do. A influência do desenvolvimento motor nos processos de aprendizagem em sala de aula. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30054 | - |
dc.description.resumo | O projeto interdisciplinar aqui apresentado é resultado de uma parceria estabelecida nas disciplinas de Educação Física Escolar e na Pedagogia. Este trabalho está embasado na concepção de que a motricidade está presente na formação do ser humano e no processo de aprendizagem, proposto aos alunos do 4º ano de uma Escola pertencente a uma fundação no interior de São Paulo. A priori foram observadas quais as reais necessidades dos educandos, nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Através desse instrumento avaliativo, foi possível verificar que dos vinte e sete alunos, seis necessitavam aprimorar a coordenação motora fina, com o foco no traçado correto das letras; a partir disto e no desenvolvimento do projeto foi necessário e possível trabalharmos com a tonicidade, a equilibração, a lateralidade, a noção de corpo, a estruturação espaço-temporal, a praxia global, e a praxia fina e também os conceitos e os valores: a atenção, a concentração, o respeito a si, o respeito aos outros, o respeito às regras, a cooperação e a participação. Foi possível verificar mudanças positivas na turma nos aspectos da organização em sala de aula, do entendimento da volta à calma, da lateralidade, da coordenação motora fina ao desenvolver atividades manipulativas. Consideramos ter atingido os resultados almejados, sendo que a maioria dos alunos obteve um avanço dentro do dos objetivos traçados. Dado o reconhecimento da importância que este projeto teve, sente-se a necessidade que o mesmo continue a ser realizado possibilitando desenvolver novas investigações e contribuições para estese demais alunos desta escola | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A influência do desenvolvimento motor nos processos de aprendizagem em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daimier Gomes do Nascimento.pdf | 492,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.