REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVersignassi, Paola Ribeiro
dc.contributor.advisor1Fernandes, Anete Maria Busin
dc.date.accessioned2022-11-11T21:29:53Z-
dc.date.available2022-11-11T21:29:53Z-
dc.date.issued2012-10-29
dc.identifier.citationVersignassi, Paola Ribeiro. Agressividade: capacidade criativa ou destrutiva? Uma reflexão a respeito da agressividade de crianças na escola e a relação com o processo de aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30016-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar a agressividade inserida na Teoria do Amadurecimento Pessoal de Winnicott, compreender a relação desta com a aprendizagem, considerando também a teoria de Alicia Fernández, e fazer algumas reflexões do ponto de vista psicopedagógico acerca da agressividade a partir de relatos do cotidiano escolar. Inicialmente, elucido o conceito de agressividade através da obra winnicottiana, tomando-se como referência a teoria do amadurecimento pessoal, a qual revela que a agressividade, em suas raízes, está ligada à motilidade e espontaneidade do bebê e que, após ser integrada à personalidade do sujeito, possibilitará que aconteça a separação do Eu e do não-Eu. Em seguida, procuro relacionar a agressividade com a aprendizagem, ressaltando a importância da agressividade como um traço significativo no ato de aprender, uma vez que pode inibí-lo ou propiciá-lo. Finalmente, procuro trazer algumas contribuições para o campo da psicopedagogia, através de relatos do cotidiano escolar, os quais exemplificam o uso e o não uso da agressividade na vida das crianças. A partir dos relatos, procuro pensar em intervenções psicopedagógicas que possam se tornar uma tentativa de suprimir as falhas do suporte materno ou do ambiente, causadas durante o processo do amadurecimento do sujeitopt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present the aggressiveness theory inserted in the individual development of Winnicott, analyze its relationship with learning, also considering the theory of Alicia Fernandez, and think some thoughts from the standpoint of psychology about aggression from reports the school routine. Initially introduce the concept of aggression through the work of Winnicott, taking as reference the theory of personal maturity, which reveals that aggression in its roots, is linked to motility and spontaneity of the baby and, after being integrated into the subject personality, allow to happen to me separation of non-self. Then try to relate the aggressiveness with learning emphasizing the importance of aggression as a significant feature in the act of learning, since it can inhibit or propitiate him. Finally, try to bring some contributions to the field of educational psychology through reports of the school routine, which exemplify the use and nonuse of aggression in children's lives. From the reports I try to think of possible interventions that may become psychopedagogical an attempt to suppress the failures of the breast support or the environment caused during the process of maturation of the subjecten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria do amadurecimento pessoalpt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectAgressãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTheory of personal maturityen_US
dc.subjectAggressivenessen_US
dc.subjectAggressionen_US
dc.subjectLearningen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAgressividade: capacidade criativa ou destrutiva? Uma reflexão a respeito da agressividade de crianças na escola e a relação com o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAOLA RIBEIRO VERSIGNASSI.pdf375,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.