REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29921
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A imprensa local e a função social da cidade: análise de notícias sobre as alterações no Plano Diretor de desenvolvimento de Piracicaba (SP)
Autor(es): Bologna, Sabrina Rodrigues
Primeiro Orientador: Azevedo, Maria José de
Resumo: O presente estudo analisa o comportamento da imprensa local, na cidade de Piracicaba (SP), diante das alterações do Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, iniciadas no mesmo ano em que a lei entrou em vigor. Para isso, procurou-se contextualizar esse mecanismo de planejamento urbano, por meio de um histórico da ocupação do território brasileiro e as condicionantes que marcaram a dinâmica da sua ocupação, como também se abordou a formação da cidade de Piracicaba e sua urbanização. Identificados o histórico e a dinâmica da ocupação brasileira, no geral, e de Piracicaba, em particular, procedeu-se ao exame do papel do planejamento no Brasil e, em Piracicaba. A seguir, foi estudado o papel da mídia nas sociedades contemporâneas e o comportamento da imprensa local no processo de elaboração, aprovação e alterações do Plano Diretor de Piracicaba, por meio da análise quantitativa e qualitativa do conteúdo e também da análise do discurso publicado pelos jornais a respeito do tema
Abstract: This paper studies the local media approach to the changes in the Urban Development Plan of the city of Piracicaba (SP), which began in the same year as the Plan was approved. To do so, we contextualized this particular mechanism of urban planning by studying the history of the occupation of the Brazilian territory and the conditions that characterized its dynamics. We have also taken into consideration the formation of the city of Piracicaba and its urbanization. As we identified the history and the dynamics of the Brazilian occupation, in general, and of Piracicaba, in special, we proceeded to the examination of the role of urban planning in Brazil as well as in Piracicaba. Finally, we observed the role of media in the contemporary societies as well as the local media approach to the process of elaboration, approval and changes in the Urban Development Plan of Piracicaba by conducting a qualitative and quantitative analysis of both the content and the discourse published by local newspapers about the issue
Palavras-chave: Plano diretor
Função social da terra
Mídia
Fontes oficiais
Interesses imobiliários
Urban development plan
Social function of land
Media
Official sources
Real estate concern
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Comunicação Jornalística
Citação: Bologna, Sabrina Rodrigues. A imprensa local e a função social da cidade: análise de notícias sobre as alterações no Plano Diretor de desenvolvimento de Piracicaba (SP). 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Comunicação Jornalística) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29921
Data do documento: 13-Nov-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.