REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: A prática da apropriação: arte e vida na produção de Jac Leirner
Autor(es): Sciarotta, Fabiana Pires
Primeiro Orientador: Barreto, Sonia Régis
Resumo: Na segunda metade do século XX, a arte passou por profundas mudanças: pouco a pouco, a arte contemporânea tomou o lugar da arte moderna. Embora ainda necessite de uma definição mais precisa, a arte de nosso tempo tem por características a abdicação dos critérios estéticos; a aceitação da multiplicidade de estilos, formas, práticas e programas; a interdisciplinaridade; a polifonia; a contaminação de linguagens; e o entrelaçamento com a vida. Como os artistas dos dias atuais sentem-se livres para fazer aquilo que desejam, para quaisquer finalidades que desejam ou mesmo sem nenhuma finalidade, a arte contemporânea assume formas e nomes diversos. Dentre as inúmeras possibilidades da arte contemporânea, analisa-se nesta pesquisa a prática da apropriação, que abrange ao menos três procedimentos: posse de objetos cotidianos ou de imagens preexistentes; uso desses objetos e imagens na elaboração de trabalhos artísticos; e deslocamento desses trabalhos para o espaço especializado de museus, galerias e centros culturais. O objetivo da pesquisa é investigar como a posse, o uso e o deslocamento de imagens preexistentes e, sobretudo, de objetos cotidianos contribuem para a convergência entre a esfera da arte e a esfera da vida. Para cumprir com esse objetivo, estabelece-se uma definição para a prática da apropriação e faz-se uma revisão histórica, mostrando que a referida prática surgiu nos primórdios do século XX e consolidou-se na segunda metade desse mesmo século, concomitantemente com o advento da arte contemporânea, tendo sido adotada ao longo de todo esse tempo por diferentes movimentos – cubismo, surrealismo, arte pop, minimalismo, novo realismo, arte povera, apropriacionismo – e artistas – Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Andy Warhol, Joseph Beuys, entre outros. Examina-se, também, como a prática da apropriação subverteu alguns conceitos que estavam arraigados nas belas-artes desde o Renascimento, tais como originalidade, autenticidade, gesto e autoria. Por fim, analisa-se a produção de Jac Leirner, artista brasileira que, desde o início de sua carreira nos anos 1980, dedica-se à prática da apropriação, focando-se em três de seus trabalhos: Os cem (1986), Pulmão (1987) e Foi um prazer (a, b, c) (1997). Cada trabalho foi elaborado a partir da apropriação e da acumulação de um elemento distinto: cédulas de dinheiro, maços de cigarro e cartões de visita. Além da prática da apropriação, esses três trabalhos compartilham o entrelaçamento entre a arte e a vida
Abstract: In the second half of the 20th century art underwent profound changes: little by little, contemporary art took the place of modern art. Although it still needs a more precise definition, the art of our time presents the following characteristics: abdication of aesthetic standards, acceptance of the multitude of styles, forms, practices and programs, interdisciplinary, polyphony, contamination of languages and interlacement with life. As the artists of today feel free to do what they want, for any purpose they wish for or even without any purpose, contemporary art takes many forms and names. Among the numerous possibilities of the contemporary art, it is analyzed in this research the practice of appropriation, which involves at least three procedures: the possession of everyday objects or preexisting images; the use of these objects and images in the creation of artistic works; and the displacement of those works to the specialized space of museums, galleries and cultural centers. The objective of the research is to investigate how the possession, use and displacement of preexisting images and, especially, everyday objects contribute to the convergence between the sphere of art and the sphere of life. To accomplish this objective, it is provided a definition for the practice of appropriation and it is made an historical review, showing that this practice arose in the beginning of the 20th century and was consolidated in the second half of that same century, concurrently with the advent of contemporary art, having been adopted throughout all this time by different art movements – cubism, surrealism, pop art, minimalism, new realism, povera art, appropriationism – and artists – Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Andy Warhol, Joseph Beuys, among others. In addition, it is inquired how the appropriation overthrew some concepts that were rooted in the fine arts since the Renaissance, such as originality, authenticity, gesture and authorship. Finally, it is analyzed the production of Jac Leirner, Brazilian artist that since the beginning of her career in the 1980’s dedicated herself to the practice of appropriation, focusing on three of her works: The hundred (1986), Lung (1987) and Nice to meet you (a, b, c) (1997). Each work was created from the appropriation and accumulation of a distinct element: bank notes, cigarette packs and visiting cards. Besides the practice of appropriation, these three works share the interlacement between art and life
Palavras-chave: Arte contemporânea
Apropriação
Objetos cotidianos
Jac Leirner
Contemporary art
Appropriation
Everyday objects
Jac Leirner
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Arte: Crítica e Curadoria
Citação: Sciarotta, Fabiana Pires. A prática da apropriação: arte e vida na produção de Jac Leirner. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29872
Data do documento: 24-Out-2013
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