REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandido, Marina Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317686174676593pt_BR
dc.contributor.advisor1Darin, Leila Cristina de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T18:40:02Z-
dc.date.available2022-11-03T18:40:02Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.citationCandido, Marina Ribeiro. Na companhia de um mais novo: funções do narrador-criança nas narrativas de infância bom dia, camaradas e meu pequeno país. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29645-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetos de análise as narrativas de infância Bom dia camaradas (2014), do autor angolano Ondjaki, e Meu pequeno país (2018), do autor burundiense Gaël Faye. Nosso objetivo é propor uma leitura mais afrocentrada de ambas as obras, confrontando o arcabouço teórico da autobiografia e da autoficção com os ensinamentos das filosofias africanas que rejeitam a ideia individualista e autocentrada de tais conceitos. Propomos, então, uma leitura a partir dos conceitos de escrevivência de Conceição Evaristo (2020) e do eu-refletor-coletivo, de Viviane Mendes de Moraes1 (2010). Também nos interessa investigar a função do narrador-criança nas obras citadas, com o objetivo de demonstrar que essa parece ser a forma mais viável de conduzir as narrativas aqui pesquisadas. Partimos da hipótese de que as duas obras utilizam o narrador-criança como estratégia para mascarar impossibilidades narrativas, atualizar a importância da tradição oral e romper com o silêncio imposto ao sujeito negro. O conceito de narrativa de infância, será apresentado a partir da pesquisa de Helena Maria Assude Paio (2010); a autobiografia e a autoficção serão analisadas a partir das obras de Lejeune (2014), Serge Doubrovsky (2014) e Philippe Gasparini (2014). Tais conceitos serão relacionados e discutidos para fundamentar a pesquisa e a leitura das obras, seguindo os fundamentos de uma pesquisa qualitativa-descritiva e usando os métodos analítico e hipotético-dedutivopt_BR
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the childhood narratives of Good Morning Comrades (2014) by Angolan author Ondjaki and Small Country (2018) by Burundian author Gaël Faye. Our purpose is to suggest a more Afrocentric reading of both works, comparing the theoretical framework of autobiographies and autofictions to the teachings of African philosophies that reject the individualistic and self-centered idea of such concepts. We propose a reading starting from the concepts of escrevivência, by Conceição Evaristo (2020), and eu-refletorcoletivo, by Viviane Mendes de Moraes2 (2010). We also investigate the role of the child narrator in the mentioned works to demonstrate that this seems to be the most viable way to conduct the narratives surveyed here. We begin with the hypothesis that both authors choose to use the child narrator as a strategy to disguise narrative impossibilities, update the oral tradition, and break the silence imposed upon black people. The concept of childhood narrative comes from Helena Maria Assude Paio’s research (2010), and the concepts of autobiography and autofiction are analyzed based on the works of Lejeune (2014), Serge Doubrovsky (2014), and Philippe Gasparini (2014). These concepts will be related and discussed to support the research and reading of the books, based on the fundamentals of a qualitative descriptive study, and using analytical and hypothetico-deductive methodsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturas africanaspt_BR
dc.subjectNarrativas de infânciapt_BR
dc.subjectNarrador-criançapt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectEu-refletor-coletivopt_BR
dc.subjectAfrican literaturesen_US
dc.subjectChildhood narrativesen_US
dc.subjectChild narratoren_US
dc.subjectEscrevivênciaen_US
dc.subjectEu-refletor-coletivoen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleNa companhia de um mais novo: funções do narrador-criança nas narrativas de infância bom dia, camaradas e meu pequeno paíspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Ribeiro Candido.pdf674,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.