Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Candido, Marina Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3317686174676593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Darin, Leila Cristina de Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2682139953614636 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T18:40:02Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T18:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | Candido, Marina Ribeiro. Na companhia de um mais novo: funções do narrador-criança nas narrativas de infância bom dia, camaradas e meu pequeno país. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29645 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetos de análise as narrativas de infância Bom dia camaradas (2014), do autor angolano Ondjaki, e Meu pequeno país (2018), do autor burundiense Gaël Faye. Nosso objetivo é propor uma leitura mais afrocentrada de ambas as obras, confrontando o arcabouço teórico da autobiografia e da autoficção com os ensinamentos das filosofias africanas que rejeitam a ideia individualista e autocentrada de tais conceitos. Propomos, então, uma leitura a partir dos conceitos de escrevivência de Conceição Evaristo (2020) e do eu-refletor-coletivo, de Viviane Mendes de Moraes1 (2010). Também nos interessa investigar a função do narrador-criança nas obras citadas, com o objetivo de demonstrar que essa parece ser a forma mais viável de conduzir as narrativas aqui pesquisadas. Partimos da hipótese de que as duas obras utilizam o narrador-criança como estratégia para mascarar impossibilidades narrativas, atualizar a importância da tradição oral e romper com o silêncio imposto ao sujeito negro. O conceito de narrativa de infância, será apresentado a partir da pesquisa de Helena Maria Assude Paio (2010); a autobiografia e a autoficção serão analisadas a partir das obras de Lejeune (2014), Serge Doubrovsky (2014) e Philippe Gasparini (2014). Tais conceitos serão relacionados e discutidos para fundamentar a pesquisa e a leitura das obras, seguindo os fundamentos de uma pesquisa qualitativa-descritiva e usando os métodos analítico e hipotético-dedutivo | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims at analyzing the childhood narratives of Good Morning Comrades (2014) by Angolan author Ondjaki and Small Country (2018) by Burundian author Gaël Faye. Our purpose is to suggest a more Afrocentric reading of both works, comparing the theoretical framework of autobiographies and autofictions to the teachings of African philosophies that reject the individualistic and self-centered idea of such concepts. We propose a reading starting from the concepts of escrevivência, by Conceição Evaristo (2020), and eu-refletorcoletivo, by Viviane Mendes de Moraes2 (2010). We also investigate the role of the child narrator in the mentioned works to demonstrate that this seems to be the most viable way to conduct the narratives surveyed here. We begin with the hypothesis that both authors choose to use the child narrator as a strategy to disguise narrative impossibilities, update the oral tradition, and break the silence imposed upon black people. The concept of childhood narrative comes from Helena Maria Assude Paio’s research (2010), and the concepts of autobiography and autofiction are analyzed based on the works of Lejeune (2014), Serge Doubrovsky (2014), and Philippe Gasparini (2014). These concepts will be related and discussed to support the research and reading of the books, based on the fundamentals of a qualitative descriptive study, and using analytical and hypothetico-deductive methods | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literaturas africanas | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de infância | pt_BR |
dc.subject | Narrador-criança | pt_BR |
dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
dc.subject | Eu-refletor-coletivo | pt_BR |
dc.subject | African literatures | en_US |
dc.subject | Childhood narratives | en_US |
dc.subject | Child narrator | en_US |
dc.subject | Escrevivência | en_US |
dc.subject | Eu-refletor-coletivo | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | pt_BR |
dc.title | Na companhia de um mais novo: funções do narrador-criança nas narrativas de infância bom dia, camaradas e meu pequeno país | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina Ribeiro Candido.pdf | 674,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.