REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29637
Tipo: Dissertação
Título: Acolhimento de crianças e famílias migrantes e/ou refugiadas nas escolas municipais de São Paulo: formação docente humanizadora
Título(s) alternativo(s): Admitting migrant and/or refugee children and families in the municipal schools of São Paulo: humanizing teacher education
Autor(es): Mesquita, Raylane Ryara dos Santos
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: Esta pesquisa tem como intuito analisar o que os documentos apontam sobre a formação dos professores para o acolhimento das crianças e famílias migrantes/refugiadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil de São Paulo e enfatizar a importância da formação inicial, continuada e permanente dos professores para a construção de práticas humanizadoras. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental, do Município de São Paulo, e bibliográfica. Desta forma, a revisão literária permitiu entender sobre a concepção histórica de Educação Infantil aos movimentos migratórios e direitos adquiridos ao longo dos anos, com leis que foram garantindo, aos poucos, esses direitos. Utilizou-se como aporte teórico autores como Ariès (2018), Saviani (2007), Kuhlmann Jr. (2001) Campos, Rosemberg e Ferreira (2001) com apontamentos sobre a história da Educação Infantil; Feldmann (2008), Freire (2000), Imbernón (2016) e Nóvoa (1995) que deram ênfase sobre a importância da formação inicial, permanente e continuada dos professores. Espera-se, com este estudo, oferecer apontamentos para a formação dos professores de educação infantil de São Paulo para o acolhimento de crianças e famílias migrantes/refugiadas e, assim, fortalecer as práticas dos professores e construção de uma práxis acolhedora e humana. Através desta pesquisa foi possível, ainda, apontar que, embora os documentos da prefeitura de São Paulo tragam subsídios para o acolhimento das crianças e famílias migrantes/refugiadas, os professores precisam de formação continuada e permanente para que consigam atender estas famílias e crianças com toda a qualidade e dignidade a que têm direito
Abstract: The purpose of this research is to analyze what the documents point out about teacher training for the admission of migrant/refugee children and families in the Municipal Schools for Early Childhood Education in São Paulo and emphasize the importance of initial, continued, and permanent teacher training for the construction of humanizing practices. The methodology used was based on a documental and bibliographic analysis of the Municipality of São Paulo. Consequently, the literature review allowed us to understand the historical conception of early childhood education, the migratory movements, and the rights acquired over the years, with laws that have gradually guaranteed these rights. It was used as theoretical support authors such as Ariès (2018), Saviani (2007), Kuhlmann Jr. (2001), Campos, Rosemberg and Ferreira (2001) with notes on the history of early childhood education; Feldmann (2008), Freire (2000), Imbernón (2016) and Nóvoa (1995) who have emphasized on the importance of initial, permanent, and continuing education for teachers. It is hoped, with this study, to offer pointers for the training of early childhood education teachers in São Paulo for the admission of migrant/refugee children and families and so, strengthen the teachers' practices and the construction of a warm and humane praxis. Therefore, it was also possible to point out that, although the São Paulo City Hall documents bring subsidies for the admission of migrant/refugee children and families, the teachers need continuous and permanent training to be able to assist these families and children with all the quality and dignity to which they are entitled
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Acolhimento de migrantes/refugiados
Children’s education
Teacher training
Hosting of migrants and refugee
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mesquita, Raylane Ryara dos Santos. Acolhimento de crianças e famílias migrantes e/ou refugiadas nas escolas municipais de São Paulo: formação docente humanizadora. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29637
Data do documento: 25-Ago-2022
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