Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29344
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Adequação curricular na Educação Infantil: um olhar inclusivo |
Autor(es): | Chavenco, Maíra Rodrigues de Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Raiça, Darcy |
Resumo: | O presente trabalho contém uma pesquisa qualitativa e responde à seguinte questão: Como afeiçoar o currículo pedagógico para a proposta de inclusão na educação infantil? O alicerce para uma organização curricular na educação infantil não deve se pontuar somente nos conteúdos escolares, outras caracteristicas precisam ser ressaltadas, destaca-se o cotidiano escolar das crianças e as relações de aprendizagem estabelecidas a partir da organização ao acesso do currículo escolar. O objetivo deste trabalho é investigar as especificidades do Currículo Pedagógico e como a criança com deficiência pode ter benefícios ao seu acesso. A partir desta questão foi observada a experiência vivida de uma professora de apoio, a qual, atua com crianças da educação infantil que apresentam necessidades educacionais especiais e a partir desta experiência foram feitas articulações entre teoria e prática pedagógica. A gestão escolar em conjunto com os docentes desenvolvem adaptações curriculares significativas para as crianças visando estratégias de planejamentos para responder às necessidades de cada aluno. Podemos definir que as adaptações curriculares são concernentes às alterações de conteúdo, estratégias ou de metodologia e que o acesso ao currículo refere-se a recursos tais como adaptações do espaço físico, materiais, mobiliário, equipamentos e sistemas de comunicação alternativos. |
Abstract: | Educação Infantil, Inclusão, adaptação curricular |
Palavras-chave: | Educação infantil Inclusão Adaptação curricular Childhood education Inclusion and curriculum adaptation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
Citação: | Chavenco, Maíra Rodrigues de Albuquerque. Adequação curricular na Educação Infantil: um olhar inclusivo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29344 |
Data do documento: | 25-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maíra Rodrigues de Albuquerque Chavenco.pdf | 812,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.