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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Paz-Oliveira, Andréa | - |
dc.creator | Hayashi, Neury Ysame | - |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Teresa Maria Momensohn dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T17:42:39Z | - |
dc.date.available | 2022-10-18T17:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-14 | - |
dc.identifier.citation | Paz-Oliveira, Andréa; Hayashi, Neury Ysame. Descrição das expectativas das famílias de crianças deficientes auditivas com o uso de implante coclear. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29001 | - |
dc.description.resumo | A possibilidade do implante coclear em crianças cada vez mais jovens enfatiza a necessidade de descrever as expectativas e impactos das famílias envolvidas. Esta pesquisa teve como principal objetivo descrever as expectativas das famílias de crianças deficientes auditivas com o uso de Implante Coclear. Método: Tratase de um estudo qualitativo, que utiliza a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, proposto por Lefevre. A amostra foi constituída por famílias de crianças surdas neurossensoriais profundas, bilaterais, usuárias de implante coclear. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, através de um questionário fechado subdivido em duas etapas: A - Diagnóstico e Informações Gerais e BExpectativas do Implante Coclear. As questões foram elaboradas com o intuito de pesquisar as reações e expectativas das famílias, assim como seus sentimentos frente ao diagnóstico da deficiência auditiva de seus membros da família. As entrevistas foram gravadas e transcritas, de forma literal, respeitando-se pausas e entonação. Resultados: após a aplicação da técnica do DSC, foi constatado que: Quanto ao diagnóstico, todos os familiares demonstraram reações de sofrimento e frustração quando souberam que o sujeito era deficiente auditivo; a análise desta informação foi obtida através das entrevistas dos familiares, como exemplo foi citada no trecho “...foi muito triste, porque até então você não tem muita noção, do quê que é a vida de uma pessoa que perde a audição, então pra gente foi tudo muito novo...” ; quanto à expectativa ao uso do implante coclear: Todos relataram muita expectativa, entretanto, antes da cirurgia todos os familiares descreveram uma resistência, principalmente, por desconhecimento do pós cirúrgico, podemos constatar através do trecho “...tava em dúvida de se podia opera e ela te problema disse que um milhão de operação pode acontece alguma coisa...” Conclusão: Existe um sentimento entre os membros da família antes do diagnóstico e após a confirmação da perda auditiva, justificando a necessidade de um novo equilíbrio. Há uma grande necessidade de compreender as etapas da perda auditiva e do implante coclear e principalmente o modo como os pacientes são afetados por elas, sendo assim é fundamental uma visão ampla do fonoaudiólogo | pt_BR |
dc.description.abstract | The possibility of cochlear implants in younger children emphasizes the need to describe the expectations and impact on the involved families. This research’s main objective is to describe the expectations of the families of deaf children using cochlear implants. Method: This is a qualitative study, using the technique of the “Collective Discourse” proposed by Lefevre. The sample was consisted of families of deaf children profound sensorineural, bilateral, patients using cochlear implants. Semi-structured interviews were conducted, through a standard questionnaire divided into two stages: A - Diagnostics and General Information and BExpectations of Cochlear Implant. The questions were developed with the aim of researching the families’ reactions and expectations, as well as their feelings when facing the diagnosis of hearing loss of their family members. The interviews were recorded and transcribed, literally, following all the pauses and intonation. Results: After application of the “Collective Discourse” technique, it was found that: regarding the diagnosis, all family members showed reactions of pain and frustration when they learned that the person was deaf, and the conclusion of this information was obtained through interviews with family members, as was quoted in the words "... it was very sad, because until then, you do not have any notion of what is the life of a person who loses his hearing, so for us it was all new ..."; and regarding the expectation of the use of cochlear implants: all reported great interest, however, before surgery all family members described a worry and showed resistance, mainly by not knowing what would be the post-surgery, as we can see through the words "...I had doubt if operates and she gets problems, in one million operations something might happen... ". Conclusion: There is a feeling among the family members before diagnosis, and after confirmation of hearing loss, justifying the need for family adjustments. There is a need to understand the stages of hearing loss and cochlear implant and particularly how patients are affected by them, so it is crucial a broad view of the Speech Therapist | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Implante coclear | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Descrição das expectativas das famílias de crianças deficientes auditivas com o uso de implante coclear | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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